1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Falha grave no Windows Server corrigida após 17 anos de existência
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Falha grave no Windows Server corrigida após 17 anos de existência em Qui 16 Jul 2020 - 15:00

DJPRMF

hacker em frente do PC

A Microsoft encontra-se a alertar os administradores de sistemas Windows Server para uma falha que se encontra presente no mesmo faz mais de 17 anos, e que apenas agora será finalmente corrigida.

A falha, felizmente, nunca foi explorada de forma ativa, mas caso o tivesse sido poderia permitir aos atacantes controlarem remotamente toda a infraestrutura ou recursos do servidor.

De acordo com a empresa de segurança Check Point Research, a falha foi descoberta em Maio, sendo que a Microsoft começou a fornecer atualizações para corrigir a mesma nas semanas seguintes. A falha envolve a infraestrutura DNS do sistema, e tendo em conta que esta parte será fundamental em qualquer servidor, praticamente todos os sistemas Windows Server encontram-se afetados.

Além disso, a falha também poderia permitir que um sistema infetado fosse capaz de replicar a atividade maliciosa noutros sistemas sobre a mesma rede de forma relativamente simples, alargando ainda mais o potencial de ataque, sobretudo porque praticamente não requer nenhuma atividade realizada pelo próprio utilizador.

Qualquer falha que afete os sistemas de DNS possui potencial para ser largamente distribuída noutros sistemas e afetar vários utilizadores. Apesar de serem falhas normalmente difíceis de explorar, estas podem causar grandes danos se realmente chegarem a ser exploradas.

Para se compreender a gravidade da falha neste caso, a Microsoft classificou a mesma com um grau de gravidade 10 – para comparação, a falha que levou à propagação de um dos ransomwares mais eficazes dos últimos anos, o Wanacry, foi classificada com uma pontuação de 7.8.

Para todos os administradores de sistemas Windows Server, a Microsoft aconselha que os mesmos atualizem o sistema o quanto antes para garantir que este se encontra protegido contra ataques.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech