1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Associação D3 considera obrigação da app STAYAWAY COVID uma intrusão inédita
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Associação D3 considera obrigação da app STAYAWAY COVID uma intrusão inédita em Qui 15 Out 2020 - 9:57

DJPRMF

Stayaway covid

Nas últimas horas, uma nova medida ponderada pelo governo de Antonio Costa tem vindo a causar bastante controvérsia, com a obrigatoriedade do uso da aplicação STAYAWAY COVID sobre determinados contextos – como o escolar ou pelas forças de segurança.

A medida tem vindo a ser colocada em causa sobretudo porque, até agora, a aplicação encontrava-se disponível como sendo algo “opcional”, um dever cívico dos cidadãos, mas não era obrigada ao uso por quem não quisesse. As novas medidas a serem estudadas podem agora determinar que os cidadãos vão ser obrigados a usar esta app – mesmo que não o pretendam.

Ainda existem várias questões sobre o uso desta aplicação, e mesmo antes de qualquer proposta para tornar o uso da app obrigatória, existiam questões relativamente à real eficácia da mesma no contexto mais alargado.

Em comunicado, a Associação D3 - Defesa dos Direitos Digitais, já fez saber que está preparada para combater esta medida do governo, considerando a mesma como uma “intrusão inédita e anti-democrática, digna do autoritarismo chinês e não do modelo europeu de sociedade”.

Ricardo Lafuente, vice-presidente da D3, refere no comunicado público da organização que “Os cidadãos têm o direito a colocarem o que entenderem nos seus dispositivos. Considerando que o código-fonte do software utilizado não está publicado na totalidade, pois falta a componente fundamental relativa à parte que é controlada por Google e Apple e cujo funcionamento não conhecemos, é mais que legítimo questionarmo-nos sobre se queremos ou não instalar esta app. Esse direito de escolha é agora eliminado, em muitas circunstâncias, forçando o uso de uma aplicação sem provas dadas e de eficácia muito questionável”.

É ainda importante de sublinhar que, quando a app foi inicialmente apresentada, esta foi sublinhada como sendo um acessório opcional para a população, com o próprio primeiro ministro a defender o uso, mas a considerar a mesma como um “dever cívico” e a propagar também a clareza sobre a privacidade dos utilizadores.

No entanto, estas ideias foram deixadas de lado com a recente proposta apresentada pelo governo, que poderá forçar os utilizadores que não pretenda, não possuam conhecimentos ou simplesmente não tenham os dispositivos adequados, a ter de usar a app.

A D3 afirma ainda que se encontra preparada para avançar com uma providência cautelar caso a proposta chegue a passar do Parlamento.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech