1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Perseverance da NASA conta com mesmo processador do iMac de 1998
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Perseverance da NASA conta com mesmo processador do iMac de 1998 em Qua 3 Mar 2021 - 13:29

DJPRMF

Perseverance NASA em marte

A Perseverance aterrou recentemente no planeta vermelho, e já começou a catalogar algumas informações sobre Marte e a sua superfície para os cientistas da NASA. Considerado por muitos uma verdadeira “obra de arte” da tecnologia, sabe-se agora que este termo pode não ser assim tão literal como muitos imaginava.

Quando se fala de um equipamento espacial, a maioria possivelmente associa os mesmos a dispositivos caros, com software e hardware de ponta. No entanto, não é bem isso que acontece com a Perseverance.

Segundo a NASA, toda a capacidade de processamento da Perseverance parte de um simples processador PowerPC 750, single core a 233 MHz e com 6 milhões de transístores. Este processador é idêntico ao usado pelo iMac da Apple de 1998, conhecido como “Bondi blue” ou G3.

Tendo em conta o orçamento que a NASA possui, será de estranhar o motivo para o uso de um processador tão antigo e desatualizado – além de lento. Provavelmente a maioria esperava ver algo da AMD ou Intel, com capacidade para milhares de cálculos por segundo – não algo de 1998. Mas esta escolha foi feita propositadamente pela agência espacial.

apple imac g3

Segundo o portal New Scientist, a escolha do PowerPC 750 teve como base o facto de ser um processador extremamente fiável e capaz de suportar o tempo agreste de Marte. Afinal de contas, caso o processador falhe, não é propriamente possível viajar até ao planeta para realizar reparações – e é exatamente por isso que o PowerPC 750 foi escolhido.

Além disso, o chip encontra-se também melhor adaptado para as radiações e outro género de atividades eletromagnéticas de Marte que poderiam afetar os componentes de hardware atual. Apesar de ser um PowerPC 750, é importante notar que o chip foi obviamente adaptado para a Rover – portanto não será uma copia idêntica ao processador que se encontrava no sistema da Apple em 1998.

Por curiosidade, a Perseverance conta ainda com 2GB de armazenamento interno e 256MB de memória RAM. Apesar de serem características que não cativam para a época atual de smartphones gaming e computadores com RGB, a capacidade de processamento do modelo atual é até 10 vezes mais rápido que a Spirit e Opportunity, de missões anteriores da NASA.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech