1. TugaTech » Software » Noticias de Software » TikTok acusado de violar licenças GPL ao usar código do OBS Studio
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

TikTok acusado de violar licenças GPL ao usar código do OBS Studio em Ter 21 Dez 2021 - 0:40

DJPRMF

TikTok a roubar do OBS

O TikTok tem vindo a apostar cada vez mais nos conteúdos transmitidos em direto na plataforma, tanto que rumores recentes sugeriam que a entidade podia estar a desenvolver um software dedicado para o streaming – conhecido apenas como TikTok Live Studio.

Este programa surgiu recentemente em alguns rumores, e não foi oficialmente confirmado pela empresa. Basicamente, este iria permitir aos utilizadores realizarem o streaming diretamente dos seus computadores para as contas no TikTok.

No entanto, mesmo que não tenha sido oficialmente confirmado ou anunciado pela plataforma, é neste software que saíram recentemente algumas críticas, em parte porque algum código presente no mesmo pode não ter sido inteiramente criado pela ByteDance.

De acordo com o streamer “Naaackers”, que partilhou a mensagem no Twitter, partes do código-fonte do TikTok Live Studio possuem código que pertence ao OBS Studio – reconhecido software de streaming open-source.

Apesar de o OBS ser open-source, este encontra-se sobre uma licença GPL de software GNU, que basicamente exige que qualquer programa que faça uso do código do mesmo necessita de partilhar também o seu código-fonte. Além disso, esse mesmo software necessita de ser também distribuído em formato open-source, o que inclui a capacidade de ser distribuído e adaptado livremente.

Mesmo que o TikTok Live Studio ainda não esteja disponível para todos os utilizadores, o mesmo não se encontra a ser disponibilizado sobre esta licença, uma vez que o código-fonte do mesmo nem sequer está acessível, e o software em si não se encontra sobre a licença GPL.

A confirmar-se, o software da ByteDance pode encontrar-se a violar diretamente a licença de distribuição do OBS, uma vez que usa código do mesmo. Até ao momento a rede social não deixou qualquer comentário sobre o caso, mas é importante ter em conta que o software ainda não se encontra diretamente disponível para os utilizadores, e sim apenas para um pequeno conjunto de utilizadores de “teste”.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech