1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Phishing esconde-se nos primeiros resultados das pesquisas na Google
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Phishing esconde-se nos primeiros resultados das pesquisas na Google em Qua 25 Jan 2023 - 14:53

DJPRMF

Hacker com logo da Google em ataque

Nos últimos dias temos vindo a assistir a um aumento considerável no número de esquemas, que tentam aproveitar-se da publicidade do Google para enganar até os utilizadores mais atentos. E é importante relembrar que, quando realiza uma pesquisa no Google – ou em qualquer motor de pesquisa com anúncios – deve também ter cuidado com o que se encontra diretamente a carregar.

A publicidade do Google surge, por norma, nos primeiros resultados de pesquisa. Apesar de se encontrar marcada como sendo isso mesmo, com a tag de anúncio, ao mesmo tempo esta identificação pode ser pouco para diferenciar os resultados de pesquisa tradicionais dos promovidos – e a ideia da Google será efetivamente isso, focando-se em permitir que os anunciantes tenham uma forma mais transparente de colocar os seus links promovidos nas pesquisas.

Mas isso surge com os seus pontos negativos. E um deles será que os criminosos podem usar este sistema para campanhas de phishing ou ataques, usando o próprio sistema de anúncios da Google para divulgar sites falsos.

Uma campanha que o TugaTech identificou recentemente afeta os utilizadores do Bitwarden, reconhecido gestor de senhas. Recentemente começaram a surgir nas pesquisas da Google resultados associados a sites falsos de login, que surgem quando se pesquisa por termos como "Bitwarden Password " ou "Bitwarden Login".

falso site do bitwarden

O site aparenta ser a página de login do Bitwarden, que leva os utilizadores para as suas senhas, mas está a ser fornecido por um falso endereço – de notar que o domínio pode alterar-se de tempos a tempos.

Se os utilizadores tentarem realizar o login através deste site falso, estão diretamente a enviar os  dados de login para os atacantes. Mas o mais interessante é que todo o processo ocorre diretamente no navegador e de forma transparente para os utilizadores.

Caso as vítimas realmente caiam no esquema, e coloquem o login no falso site do Bitwarden, o mesmo envia o pedido de login diretamente para os sistemas reais da Bitwarden – e tenta realizar o login na conta.

Caso a autenticação em duas etapas esteja ativa, o site falso apresenta o pedido para que o código seja introduzido, e tenta realizar o login na conta real. Com isto, os atacantes passam a ter acesso às senhas dos utilizadores.

Para os olhos menos atentos, pode-se nem reparar em qualquer diferença a nível do sistema de login, já que o site é bastante parecido com o real, e todo o processo de login surge de forma bastante transparente – o utilizador nem chega a sair do falso site.

Como sempre, uma das linhas de defesa para os utilizadores passa por terem atenção ao domínio usado para o login, garantindo que se trata do domínio correto para a entidade que se pretende. Ao mesmo tempo, os utilizadores devem também ter atenção para evitar acessos a links patrocinados nas pesquisas, sobretudo quando tentem pesquisar por termos populares no mercado.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech