1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Apple volta a alertar utilizadores sobre ataques direcionados com Spyware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple volta a alertar utilizadores sobre ataques direcionados com Spyware em Qui 1 maio 2025 - 0:13

DJPRMF

Apple Store

A Apple emitiu recentemente uma nova ronda de notificações a utilizadores que acredita terem sido alvo de spyware sofisticado, possivelmente ligado a entidades governamentais. Esta ação insere-se numa prática que a empresa, tal como outras gigantes tecnológicas como a Google e o WhatsApp (Meta), tem vindo a adotar para alertar indivíduos potencialmente vigiados.

No passado, estes alertas da Apple direcionavam os visados para organizações sem fins lucrativos especializadas na investigação e apoio em casos de ciberataques desta natureza.

Quem são os alvos conhecidos?

Até ao momento, duas pessoas confirmaram publicamente ter recebido as notificações da Apple esta semana:

  1. Ciro Pellegrino: Jornalista italiano do site de notícias online Fanpage. Pellegrino relatou num artigo ter recebido um email e uma mensagem de texto da Apple na terça-feira. Segundo o jornalista, a mensagem indicava que as notificações estavam a ser enviadas para utilizadores afetados em 100 países diferentes. "Aconteceu mesmo? Sim, não é uma brincadeira", escreveu Pellegrino, confirmando a autenticidade do alerta.
  2. Eva Vlaardingerbroek: Ativista política de direita holandesa. Partilhou na rede social X (anteriormente Twitter) uma captura de ecrã do alerta recebido no seu iPhone. A mensagem da Apple referia a deteção de um "ataque de spyware mercenário direcionado", explicando que o ataque era "provavelmente direcionado especificamente devido a quem [ela] é ou ao que faz". A Apple acrescentava ter "elevada confiança neste aviso" e pedia que fosse levado "a sério". Vlaardingerbroek considerou o sucedido uma "tentativa de intimidação" e de a "silenciar".

Spyware Mercenário: Uma Ameaça Persistente

A expressão "spyware mercenário", utilizada no alerta partilhado por Vlaardingerbroek, designa ferramentas de espionagem avançadas que são frequentemente desenvolvidas por empresas privadas e vendidas a governos ou agências estatais. Estes instrumentos são tipicamente usados para vigilância altamente direcionada contra indivíduos específicos, como jornalistas, ativistas, políticos ou dissidentes.

A Apple não especificou qual a campanha de spyware ou o software específico por detrás desta vaga de alertas recentes. No ano passado, a empresa já tinha notificado utilizadores em dezenas de países em, pelo menos, duas ocasiões distintas sobre ameaças de spyware não especificadas.

Contexto Italiano e Casos Anteriores

O caso de Ciro Pellegrino é particularmente relevante, pois é o segundo jornalista italiano a ser notificado este ano sobre um ataque deste tipo. Em fevereiro, o seu colega no Fanpage, Francesco Cancellato, foi alertado pelo WhatsApp sobre uma tentativa de ataque ao seu dispositivo.

Na altura, o WhatsApp indicou que o spyware utilizado contra Cancellato era da autoria da empresa israelita Paragon Solutions. A Citizen Lab, uma organização de renome na investigação de spyware, confirmou estar a analisar estes ataques direcionados a utilizadores do WhatsApp. Pouco depois, dois cidadãos italianos ligados à ONG Mediterranea Saving Humans, que presta auxílio a migrantes no Mediterrâneo, também revelaram ter sido alvos da Paragon.

Na sequência destas revelações, surgiram notícias de que a Paragon Solutions teria cortado relações comerciais com o seu cliente governamental em Itália.

De momento, permanece a incerteza sobre que ferramenta ou entidade está por trás dos ataques que motivaram os mais recentes alertas da Apple. Estes incidentes continuam a sublinhar os riscos de vigilância digital enfrentados por certos grupos profissionais e ativistas em todo o mundo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech