1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » TikTok testemunha em tribunal sobre a sua concorrência com a Meta
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

TikTok testemunha em tribunal sobre a sua concorrência com a Meta em Qui 1 maio 2025 - 8:11

DJPRMF

Logo do TikTok em formato de pastel com fundo colorido

Numa reviravolta inesperada, o TikTok encontra-se novamente num tribunal em Washington D.C., mas desta vez não como arguido na sua luta contra a lei que ameaça bani-lo dos Estados Unidos. A popular aplicação de vídeos curtos está, na verdade, a servir como testemunha para o governo norte-americano no processo antitrust movido pela Federal Trade Commission (FTC) contra a Meta, a empresa-mãe do Facebook e Instagram.

Este cenário ocorre no mesmo edifício onde, ironicamente, um painel de juízes já decidiu que o governo poderia, de facto, expulsar o TikTok do país. A presença do TikTok neste caso é crucial para ajudar a definir a natureza da sua competição com os serviços da Meta.

A definição de 'rede social pessoal' no centro da disputa

Adam Presser, responsável pelas operações e pela área de confiança e segurança do TikTok, foi chamado a testemunhar. O seu papel foi clarificar como o TikTok compete (ou não) com as plataformas da Meta dentro do que a FTC define como o mercado de "redes sociais pessoais". Segundo a FTC, este mercado inclui atualmente apenas os serviços da Meta, o Snapchat e uma aplicação menos conhecida chamada MeWe.  

Durante a audiência, tanto os advogados da FTC como os da Meta fizeram referência a documentos e declarações do próprio TikTok, utilizados na sua batalha legal contra a lei de 2024 que exige a venda das suas operações nos EUA pela empresa-mãe chinesa, a ByteDance.

A FTC usou uma declaração do TikTok que alertava para o facto de os seus serviços únicos não poderem ser facilmente substituídos nos EUA. A agência argumenta que isto prova que o TikTok não é diretamente intermutável com aplicações como o Instagram. Muitos criadores de conteúdo que se opuseram à lei expressaram receios semelhantes, afirmando que perderiam ou teriam de encerrar os seus negócios se o TikTok desaparecesse, pois o Instagram não lhes oferece as mesmas ferramentas de monetização ou a capacidade de atingir uma escala sustentável.

Por outro lado, a Meta destacou as previsões do TikTok sobre o que aconteceria se a proibição entrasse em vigor. O TikTok avisou que mesmo uma proibição temporária "causaria danos significativos e irreversíveis ao nosso negócio e à nossa marca", admitindo que perderia utilizadores e criadores para outras plataformas, incluindo o Instagram, e que seria difícil recuperá-los mesmo que as restrições fossem levantadas posteriormente. A Meta já tinha apresentado dados que mostravam um aumento no engagement do Instagram e Facebook quando o TikTok esteve brevemente offline nos EUA, um aumento superior ao registado pelo Snapchat.

Paralelos traçados: o apoio da ByteDance ao TikTok e da Meta ao Instagram

A Meta procura também traçar paralelos entre o suporte fornecido pela ByteDance ao TikTok (que se baseia parcialmente na aplicação Musical.ly, adquirida em 2017) e os recursos que a Meta forneceu ao Instagram após a sua aquisição, permitindo-lhe atingir a sua dimensão atual. Com isto, a Meta tenta contrariar a narrativa da FTC de que a compra do Instagram teve como único objetivo neutralizar um concorrente, argumentando que a aquisição trouxe benefícios significativos que o Instagram dificilmente alcançaria sozinho.

O TikTok já tinha alertado que, se fosse separado da ByteDance, levaria anos a replicar os sistemas necessários para manter a aplicação a funcionar de forma fiável, e que os custos de moderação de conteúdo para uma versão exclusivamente norte-americana poderiam tornar-se insustentáveis. A Meta utiliza estes argumentos para reforçar a sua posição, afirmando que, de forma semelhante, forneceu ao Instagram recursos valiosos que o tornaram mais seguro e fiável muito mais rapidamente do que seria possível de forma independente. A FTC, contudo, discorda, argumentando que o Instagram teria capacidade para desenvolver as suas próprias soluções e ter sucesso sem o apoio da Meta.

De momento, o adiamento da aplicação total da proibição do TikTok impede uma análise real sobre para onde os utilizadores se virariam na sua ausência. Com o julgamento da Meta ainda a decorrer, é possível que este termine antes de haver uma resolução final para o futuro do TikTok nos EUA.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech