1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Elon Musk ataca lei de Trump: "Lei da Escravatura da Dívida" e "desastre fiscal"
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Elon Musk ataca lei de Trump: "Lei da Escravatura da Dívida" e "desastre fiscal" em Qui 5 Jun 2025 - 11:27

DJPRMF

Elon Musk sentado numa cadeira

Elon Musk, o polémico líder da Tesla e o homem mais rico do mundo, lançou duras críticas à proposta de lei de despesas do Presidente Donald Trump, conhecida como "One Big Beautiful Bill Act". Musk, que anteriormente liderou o Departamento de Eficiência Governamental, classificou a legislação como um "desastre fiscal" e alertou que esta representa o maior aumento do teto da dívida na história dos Estados Unidos.

Numa publicação na sua conta da rede social X esta quarta-feira, Musk não poupou palavras: "Esta lei de despesas contém o maior aumento do teto da dívida na história dos EUA! É a Lei da Escravatura da Dívida". O bilionário, que ocupa o primeiro lugar no Bloomberg's Billionaires Index, acrescentou ainda com ironia: "Penso que uma lei pode ser grande ou pode ser bonita. Não sei se pode ser as duas coisas." A publicação original de Musk pode ser consultada aqui.

Os contornos da controversa legislação

A proposta de lei, com uma extensão de 1.100 páginas, já recebeu luz verde da Câmara dos Representantes no passado dia 22 de maio e aguarda agora a negociação no Senado. O diploma prevê cortes de 1,2 biliões de dólares (aproximadamente 1,1 biliões de euros) em programas como o Medicaid e assistência alimentar. Em contrapartida, estabelece benefícios fiscais permanentes e um novo financiamento de 150 mil milhões de dólares (cerca de 138 mil milhões de euros) para a defesa e segurança fronteiriça.

mensagem de elon musk na x sobre a lei de donald Trump

As projeções do Congressional Budget Office (CBO), o organismo que analisa as propostas orçamentais nos EUA, estimam que esta legislação irá adicionar 2,4 biliões de dólares (cerca de 2,2 biliões de euros) ao défice federal durante a próxima década, existindo previsões que apontam para valores ainda mais elevados.

Dívida americana em níveis recorde e pressão da Casa Branca

Este cenário surge num momento em que a dívida nacional dos Estados Unidos se aproxima perigosamente dos 37 biliões de dólares (aproximadamente 34 biliões de euros), um máximo histórico que tem intensificado as preocupações entre conservadores fiscais e líderes da indústria tecnológica.

A Casa Branca está a exercer pressão para que o Senado aprove a legislação antes do feriado de 4 de julho, o Dia da Independência dos EUA. A saída de Elon Musk do Departamento de Eficiência Governamental ocorreu precisamente enquanto a proposta legislativa avançava no Congresso, com o empresário a alertar para as suas potenciais consequências negativas para as finanças do país.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech