1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Fim do Windows 10: LibreOffice apela à "rebelião" e sugere a mudança para Linux
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Fim do Windows 10: LibreOffice apela à "rebelião" e sugere a mudança para Linux em Sex 13 Jun 2025 - 8:07

DJPRMF

Logo do Linux

Uma mudança significativa aproxima-se do mundo dos computadores com o fim do suporte da Microsoft para o Windows 10. A gigante tecnológica, em conjunto com parceiros como a AMD, Asus e Dell, tem vindo a incentivar os utilizadores a fazerem o que consideram ser a "atualização obrigatória para o Windows 11".

O problema é que nem todos os computadores o poderão fazer, pelo menos não oficialmente. A Microsoft estabeleceu requisitos de sistema mais elevados para o Windows 11, deixando muitos equipamentos perfeitamente funcionais para trás. Nestes casos, a posição oficial de Redmond é clara: os utilizadores devem comprar um novo computador e descartar o antigo.

Contudo, existe uma terceira via que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos: mudar para Linux.

A alternativa Linux ganha força

Esta não é uma ideia nova. Já em janeiro deste ano, a empresa de cibersegurança ESET recomendou que os utilizadores fizessem a transição para Linux caso não pudessem, ou não quisessem, atualizar do Windows 10 para o 11.

No mês passado, o projeto KDE, responsável por um dos mais populares ambientes de trabalho para Linux, lançou uma nova campanha intitulada "Endof10". A iniciativa, que visa encorajar a mudança, explica os vários benefícios do Linux sobre um sistema Windows 10 sem suporte, como a segurança e a privacidade. O projeto deu mesmo as boas-vindas aos "exilados do Windows 10" numa publicação recente.

The Document Foundation entra na luta

Agora, a "rebelião" ganha um novo e importante aliado. A The Document Foundation, a organização por detrás da popular suíte de produtividade gratuita LibreOffice, anunciou o seu apoio à iniciativa Endof10.

"Não tem de seguir o caminho de atualização da Microsoft. Existe uma opção melhor que devolve o controlo aos utilizadores, instituições e organismos públicos: Linux e LibreOffice. Juntos, estes dois programas oferecem uma alternativa poderosa, amiga da privacidade e à prova de futuro ao ecossistema Windows + Microsoft 365", afirma a fundação.

Os "custos reais" e a aposta na liberdade digital

A organização vai mais longe e detalha o que considera serem os "custos reais" da atualização para o Windows 11, que vão para além das atualizações de segurança.

"A mudança para o Windows 11 aumenta a dependência da Microsoft através de uma integração agressiva na nuvem, forçando os utilizadores a adotar contas e serviços da Microsoft. Leva também a custos mais elevados devido a modelos de subscrição e licenciamento, e reduz o controlo sobre como o seu computador funciona e como os seus dados são geridos. Além disso, os novos requisitos de hardware tornarão obsoletos milhões de PCs perfeitamente bons", pode ler-se no comunicado.

Para a fundação, a mensagem é clara: "O fim do Windows 10 não marca o fim da escolha, mas o início de uma nova era. Se está cansado de atualizações obrigatórias, alterações invasivas e de estar preso às escolhas comerciais de um único fornecedor, está na hora de mudar. O Linux e o LibreOffice estão prontos — 2025 é o ano certo para escolher a liberdade digital!"

Como fazer a transição do Windows para o Linux?

Para ajudar os utilizadores a migrar, a The Document Foundation delineou alguns passos essenciais. A organização salienta a importância de "começar imediatamente" com o processo de transição, cujos detalhes podem ser consultados na publicação oficial no blogue da The Document Foundation.

  • Comece por testar o Linux e o LibreOffice numa segunda partição do seu PC (para utilizadores individuais) ou em departamentos menos críticos (para empresas).
  • Verifique a compatibilidade da sua configuração de software com o Linux e o LibreOffice; a maioria das tarefas de escritório pode ser facilmente transferida ou adaptada com um esforço mínimo.
  • Crie documentação para aprender como o Linux e o LibreOffice funcionam e organize formação, se necessário.
  • Encontre um consultor que possa ajudar no processo de migração, como alguém certificado pelo Linux Professional Institute ou pela The Document Foundation (para o LibreOffice).



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech