1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Adeus, texto! Pesquisa Google agora conversa consigo por voz
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Adeus, texto! Pesquisa Google agora conversa consigo por voz em Qua 18 Jun 2025 - 19:46

DJPRMF

Google com pesquisa por IA

A forma como pesquisamos na internet está prestes a mudar radicalmente. A Google lançou oficialmente a funcionalidade "Search Live" com interação por voz na sua aplicação para iOS e Android. Para já, esta novidade está disponível apenas nos Estados Unidos, mas permite aos utilizadores ter uma conversa fluida e contínua com a Pesquisa Google, que responde também com uma voz gerada por Inteligência Artificial.

Esta nova experiência, que transforma a pesquisa numa conversa, é potenciada por uma versão personalizada do Gemini, o modelo de IA da Google, dotado de capacidades de voz avançadas.

Como funciona esta conversa com o Gemini?

Para aceder à nova funcionalidade, os utilizadores nos EUA precisam de ativar o "AI Mode" (Modo de IA) através do menu experimental "Labs" na aplicação da Google. Uma vez ativo, basta tocar no novo ícone "Live" para começar a fazer perguntas verbalmente.

A Google exemplifica a utilidade da ferramenta em situações de multitarefa, como fazer uma mala. Um utilizador poderia perguntar "como posso evitar que os vestidos de linho fiquem engelhados na mala?" e receber uma resposta falada do Gemini. A partir daí, é possível fazer perguntas de seguimento, como "e se mesmo assim ficarem com vincos?", sem necessidade de voltar a tocar no ecrã ou sair da interface.

A conversa pode continuar a decorrer em segundo plano, mesmo que o utilizador abra outra aplicação. Além disso, é sempre possível consultar a transcrição do diálogo e optar por continuar a conversa por texto, se for mais conveniente.

Uma conveniência com um senão para os criadores

Apesar do potencial da ferramenta para simplificar a obtenção de respostas, levanta-se uma preocupação importante para o ecossistema da web. Ao fornecer respostas diretas e completas por voz, os utilizadores podem não sentir a necessidade de visitar os sites de onde a informação foi retirada.

Embora a Google apresente links para as fontes no ecrã durante a conversa do Search Live, estes surgem em pequenos cartões que podem ser facilmente ignorados, especialmente se o utilizador estiver, de facto, a realizar outra tarefa enquanto ouve as respostas da IA. Este cenário pode resultar numa diminuição significativa do tráfego para os criadores de conteúdo e publicações online.

O futuro é visual: a câmara também vai entrar na conversa

O que foi lançado agora é apenas o primeiro passo. A Google já anunciou, durante a sua conferência I/O deste ano, que nos próximos meses irá expandir as capacidades do Search Live para incluir a câmara. Isto permitirá aos utilizadores apontar o telemóvel para algo e fazer perguntas sobre o que estão a ver em tempo real.

Como exemplo, será possível mostrar um problema de matemática complexo e pedir ajuda para o resolver, ou apontar para um objeto e pedir uma explicação sobre um conceito com o qual se tem dificuldade. Esta evolução promete tornar a Pesquisa Google numa ferramenta de aprendizagem e assistência ainda mais interativa e contextual.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech