1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Atualização do Windows 11 gera erro no Firewall? A Microsoft diz que é seguro ignorar
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Atualização do Windows 11 gera erro no Firewall? A Microsoft diz que é seguro ignorar em Qui 3 Jul 2025 - 10:04

DJPRMF

Computador com o logo do Windows 11

Após uma vaga de atualizações de configuração e recuperação para o Windows 11 no final de junho, a Microsoft confirmou hoje um novo problema que está a afetar alguns sistemas. A atualização em causa, a KB5060829 para a versão 24H2, está a gerar uma entrada de erro recorrente relacionada com o Firewall do Windows, mas a gigante tecnológica apressa-se a garantir que não há motivo para alarme.

Um erro que não é bem um erro

Administradores de TI e de sistemas podem ter notado uma nova entrada de erro no registo de segurança do sistema após a instalação da referida atualização. No Visualizador de Eventos, o sistema regista o evento com o ID 2042, rotulado como “Config Read Failed” (Falha na Leitura da Configuração), acompanhado da mensagem “More data is available” (Existem mais dados disponíveis) a cada reinício do dispositivo.

Apesar de ser classificado como um erro, a Microsoft esclarece que este registo não indica qualquer avaria no Firewall do Windows. Segundo a empresa, a funcionalidade de segurança continua a aplicar todas as regras e a filtrar o tráfego de rede normalmente, conforme esperado. A Microsoft assegura que "não há impacto nos processos do Windows associados a este evento" e que a entrada pode ser "ignorada com segurança".

A culpa é de uma funcionalidade futura e secreta

Curiosamente, a origem deste falso alarme reside numa funcionalidade que ainda nem sequer foi lançada. A Microsoft explica que "o evento está relacionado com uma funcionalidade que se encontra atualmente em desenvolvimento e não está totalmente implementada". No entanto, a empresa não forneceu, até ao momento, qualquer informação adicional sobre que novidade misteriosa será esta.

Para equipas de suporte e até para utilizadores mais atentos, que frequentemente confiam nos registos de erro para detetar problemas de configuração, este tipo de "ruído" inesperado pode desencadear alertas e investigações desnecessárias.

Como limpar os registos enquanto a correção não chega

Para os administradores que preferem manter os seus registos de eventos limpos e livres de falsos positivos, a Microsoft sugere uma solução temporária. É possível filtrar o evento 2042 diretamente no Visualizador de Eventos, criando uma vista personalizada que exclua este ID específico do registo de Segurança. Alternativamente, pode-se usar o parâmetro Get-WinEvent -FilterHashtable no PowerShell para o mesmo efeito.

A Microsoft já reconheceu o problema na sua página oficial do estado de saúde do Windows e confirmou que a equipa está a trabalhar numa correção, que será disponibilizada numa futura atualização. Contudo, não foi partilhada qualquer data prevista para o lançamento da solução definitiva.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech