1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Azure AI: afinar o GPT-4.1 ficou mais rápido e eficiente com as novidades da Microsoft
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Azure AI: afinar o GPT-4.1 ficou mais rápido e eficiente com as novidades da Microsoft em Ter 8 Jul 2025 - 9:43

DJPRMF

Computador com o Windows 11 de fundo

A Microsoft anunciou um conjunto de atualizações significativas para o seu ecossistema de Inteligência Artificial, focadas em tornar a personalização de modelos de linguagem mais acessível e eficiente. As novidades, que abrangem o portal Azure AI Foundry e as APIs do Azure OpenAI Service, introduzem uma nova técnica de otimização e expandem a disponibilidade global dos serviços.

O que é a Optimização por Preferência Direta (DPO)?

O grande destaque é a implementação da Optimização por Preferência Direta (DPO), em inglês Direct Preference Optimization, para os modelos GPT-4.1 e GPT-4.1-mini. Trata-se de uma técnica de fine-tuning (ajuste fino) que permite calibrar os modelos com base em preferências humanas, utilizando para isso pares de respostas, uma preferida e uma não preferida.

Numa publicação no seu blog oficial Tech Community, a Microsoft explica que uma das principais vantagens do DPO sobre a abordagem tradicional de Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano (RLHF) é o facto de ser computacionalmente mais leve e rápida, mantendo a mesma eficácia no alinhamento do modelo. Na prática, isto permite que as organizações adaptem os modelos de IA para que correspondam à voz específica da sua marca, a requisitos de segurança ou a determinados estilos de conversação.

Expansão global a pensar na soberania de dados

Para além da nova técnica de otimização, a Microsoft expandiu o Treino Global (Global Training) do Azure AI a 12 novas regiões. A lista inclui localizações estratégicas como a Europa Ocidental, o Leste dos EUA, o Sul do Reino Unido e o Norte da Suíça. Apesar da expansão, este serviço continua a ser considerado uma versão de antevisão pública (public preview).

Esta expansão geográfica é particularmente relevante no contexto da soberania de dados, um tema cada vez mais premente na União Europeia, que defende que os dados dos cidadãos europeus devem ser processados e armazenados na Europa para garantir maior privacidade e conformidade regulamentar.

Novidades a caminho e uma nova API para programadores

A Microsoft adiantou ainda que os utilizadores devem esperar novas funcionalidades em breve, incluindo a capacidade de pausar e retomar processos de treino e a introdução da afinação contínua (continuous fine-tuning). Está também previsto que o modelo GPT-4.1-nano chegue a estas novas regiões.

Para facilitar a vida aos programadores, foi lançada a nova API Responses. Esta API suporta os modelos que foram afinados pelo utilizador, simplificando a sua integração noutras aplicações. Segundo a empresa, a API é ideal para fluxos de trabalho de agentes, pois "suporta conversas com estado e multi-turno e permite a chamada de ferramentas de forma transparente, ligando tudo automaticamente em segundo plano".

Entre as suas capacidades, a API Responses consegue manter o registo das conversas para que o modelo recorde o contexto, permite verificar o raciocínio do modelo até chegar a uma resposta, possibilita acompanhar o progresso da geração de texto e suporta processamento em segundo plano com ferramentas como a pesquisa na web ou a consulta de ficheiros.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech