
A geração do iPad Pro equipada com o processador M4 trouxe alterações significativas ao tablet de topo da Apple, incluindo ecrãs OLED em tandem, um chassis bastante mais fino, mudanças na câmara e, claro, um processador muito mais potente. No entanto, um novo rumor indica que o seu sucessor, o iPad Pro com o chip M5, poderá trazer uma atualização de hardware no mínimo caricata.
Apesar de se prever que o design geral se mantenha, parece que a Apple está a planear duplicar o número de câmaras frontais no seu próximo tablet de elite, resolvendo assim uma queixa de alguns utilizadores.
O problema da orientação da câmara
Com o lançamento do iPad Pro de 2024, a Apple moveu a câmara frontal para a margem mais longa do ecrã. Esta decisão foi largamente aplaudida, uma vez que faz muito mais sentido para videochamadas no FaceTime, selfies e outras interações quando o tablet está na horizontal, frequentemente a posição usada em secretárias ou com teclados.
Contudo, esta alteração tornou a utilização do dispositivo em modo retrato algo estranha, afetando principalmente o funcionamento do FaceID e a realização de videochamadas na vertical.
Uma câmara para cada orientação
Em vez de ser para efeitos de profundidade de campo ou para uma lente com maior ângulo, a lógica para esta duplicação é bastante mais simples: satisfazer tanto os fãs do modo paisagem como do modo retrato. Segundo Mark Gurman da Bloomberg, a Apple pretende adicionar uma segunda câmara frontal na margem mais curta do ecrã.
Desta forma, independentemente da orientação do iPad Pro, haveria sempre uma câmara posicionada de forma ideal. De momento, não existe informação se esta adição será apenas de mais um sensor fotográfico ou se incluirá todo o módulo FaceID.
Esta abordagem para resolver uma queixa aparentemente menor com uma solução de hardware tão drástica é particularmente interessante, especialmente vindo de uma empresa com o historial da famosa frase "estás a segurá-lo mal", mostrando uma nova disposição para ir ao encontro das preferências de todos os utilizadores.