1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » AMD arrasa Intel: até CPUs antigas venderam mais que todas as gerações da rival
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

AMD arrasa Intel: até CPUs antigas venderam mais que todas as gerações da rival em Seg 21 Jul 2025 - 15:37

DJPRMF

Processador AMD Ryzen

A AMD continua a sua marcha triunfante no mercado de processadores, com os dados de vendas mais recentes a pintar um cenário desolador para a Intel. Os números, provenientes de um grande retalhista alemão, são tão díspares que até os processadores da velhinha plataforma AM4, como o Ryzen 7 5700X3D, superaram em unidades vendidas todas as gerações de CPUs da Intel juntas.

Uma hegemonia esmagadora nos números

A tendência de domínio da AMD sobre a Intel tem-se vindo a acentuar, mas os dados mais recentes demonstram uma disparidade impressionante. De acordo com informações partilhadas por TechEpiphany, relativas às vendas de CPUs na loja alemã Mindfactory durante a 29ª semana de 2025, a AMD foi responsável por uma quota de mercado de 90% do total de processadores vendidos. A Intel ficou-se por uns meros 10%.

A situação torna-se ainda mais crítica para a Intel quando se analisa o detalhe das vendas. Os processadores da plataforma AM4 da AMD, já da geração passada, venderam mais do que todas as plataformas da Intel combinadas. Isto significa que nem os mais recentes Core Ultra 200 "Arrow Lake" nem os chips de 14ª geração da Intel estão a conseguir cativar os consumidores.

Os números de unidades vendidas por plataforma falam por si:

  • Plataforma AM5 (AMD): 2.520 unidades, incluindo os populares Ryzen 7 9800X3D e Ryzen 7 7800X3D.

  • Plataforma AM4 (AMD): 470 unidades, com destaque para o Ryzen 7 5700X3D.

  • Plataforma LGA-1700 (Intel): 240 unidades, como o Core i9-14900K.

  • Plataforma LGA-1851 (Intel "Arrow Lake"): 90 unidades.

O reflexo da tendência noutros mercados

Embora estes dados digam respeito a apenas um retalhista alemão, representam uma tendência mais ampla no mercado. Na lista de mais vendidos da Amazon, por exemplo, o cenário é semelhante. No momento da escrita, a lista é dominada pela AMD, com o Ryzen 7 9800X3D e o Ryzen 7 7800X3D a ocuparem os dois primeiros lugares. Não existe um único processador da Intel no top 10, com a primeira aparição da marca a surgir apenas no 12º lugar com o Core i7-14700K.

Más notícias para a Intel, boas notícias para os consumidores?

Este desempenho desastroso para a Intel pode, no entanto, esconder uma vantagem para os consumidores. Como os novos processadores Core Ultra 200 "Arrow Lake" não estão a vender ao ritmo esperado, já começam a surgir descontos significativos.

O Core Ultra 7 265K, por exemplo, está atualmente a ser vendido por pouco mais de 270 dólares na Amazon (cerca de 255€, em conversão direta). Este processador de 20 núcleos oferece um bom desempenho em jogos e é uma autêntica força em tarefas multi-threaded. Com um desconto de 39% face ao Ryzen 7 9800X3D e de 20% face ao Ryzen 7 7800X3D, o Core Ultra 7 265K apresenta-se como um negócio bastante atrativo.

Outros membros da família Arrow Lake também já se encontram abaixo do seu preço de venda recomendado. Se a isto se somarem os descontos em combos de motherboard e memória RAM, torna-se possível montar um bom PC para jogos sem gastar uma fortuna.

Em suma, a Intel atravessa um período de declínio acentuado nas vendas de CPUs. Se esta tendência se mantiver, é muito provável que venhamos a assistir a descontos ainda mais agressivos no futuro.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech