1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Fim do Windows 10: Microsoft lança guia para migrar para o Windows 11 com Intune
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Fim do Windows 10: Microsoft lança guia para migrar para o Windows 11 com Intune em Seg 28 Jul 2025 - 19:33

DJPRMF

Windows 10 e passagem para o Windows 11

A contagem decrescente para o fim do suporte do Windows 10 continua, e embora as empresas possam pagar por Atualizações de Segurança Alargadas (ESU), esta opção pode não ser financeiramente viável para todas. Nestes casos, a transição para o Windows 11 da forma mais suave possível beneficia tanto os clientes empresariais como a própria Microsoft. A pensar nisso, a gigante de Redmond publicou um guia detalhado que explica como as empresas podem fazer a atualização para o Windows 11 através do Intune.

A Microsoft sublinha que este guia se destina principalmente a computadores com Windows 10 que estejam associados a um domínio (ou em co-gestão), com o objetivo de realizar uma migração nativa para a nuvem. O estado final é um dispositivo a correr Windows 11, associado ao Entra ID e gerido pelo Intune.

Primeiros passos e requisitos

Para começar, é fundamental que as empresas confirmem que o seu hardware cumpre os requisitos para o Windows 11, incluindo o famoso requisito do TPM 2.0. Esta verificação pode ser feita através do Microsoft Configuration Manager ou do Endpoint Analytics no Intune. Além disso, ferramentas como o Windows Autopatch, o Configuration Manager e os Windows Server Update Services (WSUS) devem ser utilizadas para atualizar os dispositivos Windows 10 para a versão 22H2, a mais recente com suporte.

Os administradores de TI devem também sincronizar as identidades do Active Directory (AD) para o Entra ID, configurar e validar uma associação híbrida, preparar o ambiente Intune com as licenças e funções de administrador necessárias e ativar a co-gestão no Intune e no Configuration Manager.

Configuração, migração e implementação

O processo continua com a racionalização dos Objetos de Política de Grupo (GPOs), substituindo políticas redundantes. Devem ser criados perfis de configuração no Intune e as políticas devem ser ajustadas para implementar a atualização por fases. Em seguida, o Windows Autopatch deve ser aproveitado para distribuir a atualização e monitorizar a sua implementação.

As aplicações também precisam de ser migradas do Configuration Manager para o Intune para serem empacotadas, testadas, implementadas e atribuídas aos grupos de dispositivos corretos. Os administradores de TI devem ter o cuidado de desativar as implementações antigas no Configuration Manager e atualizar a documentação relevante.

A transição final e as vantagens

O último passo do processo envolve a transição de uma configuração associada a um domínio de rede para uma associação ao Entra ID. Este é um processo com várias etapas, pelo que a Microsoft recomenda a consulta de todos os pormenores no seu guia oficial.

Segundo a empresa, esta abordagem de migração nativa para a nuvem garante uma gestão centralizada e simplificada, segurança reforçada, uma experiência de utilizador otimizada e uma menor dependência de infraestruturas antigas. Adicionalmente, permite que os administradores de TI tirem partido do Copilot no Intune. Para mais detalhes, pode consultar a publicação completa no blog da comunidade técnica da Microsoft.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech