1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Guerra de browsers: Opera avança com queixa antimonopólio contra a Microsoft no Brasil
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Guerra de browsers: Opera avança com queixa antimonopólio contra a Microsoft no Brasil em Qua 30 Jul 2025 - 8:31

DJPRMF

Google em smartphone

A Opera, empresa de origem norueguesa, apresentou uma queixa formal contra a Microsoft junto das autoridades da concorrência no Brasil. A acusação central é de que a gigante tecnológica cria um ambiente de concorrência desleal para navegadores alternativos, favorecendo o seu próprio browser, o Edge.

As acusações da Opera

Segundo a queixa submetida ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) do Brasil, a Microsoft abusa da sua posição dominante ao ter o Edge como o navegador pré-instalado em todas as máquinas com o sistema operativo Windows. Para a Opera, isto impede que outros browsers possam competir em pé de igualdade.

Além da pré-instalação exclusiva, a Opera alega que a Microsoft recorre a táticas de design e "dark patterns" (padrões obscuros) com o intuito de dificultar a vida aos utilizadores que tentam descarregar e definir outros navegadores como padrão.

Numa declaração, Aaron McParlan, conselheiro geral da Opera, foi direto nas críticas. "A Microsoft frustra a concorrência de navegadores no Windows a cada passo. Primeiro, navegadores como o Opera são impedidos de importantes oportunidades de pré-instalação", afirmou. "E depois, a Microsoft frustra a capacidade dos utilizadores de descarregar e usar navegadores alternativos."

Uma rivalidade com história

Este confronto entre as duas empresas não é uma novidade. Já em 2007, a Opera processou a Microsoft na União Europeia, com um argumento semelhante focado na integração do Internet Explorer no Windows, um caso que a Microsoft acabou por perder.

Mais recentemente, no ano passado, a Opera também defendeu, embora sem sucesso, que o navegador Edge deveria ser classificado como um "gatekeeper" (controlador de acesso) ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act) da União Europeia, o que imporia regras mais apertadas à Microsoft.

A queixa foi agora entregue às autoridades brasileiras, que irão analisar o caso, segundo avança a Reuters.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech