1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Microsoft: despedimentos em massa e lucros recorde de 76,4 mil milhões de dólares
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft: despedimentos em massa e lucros recorde de 76,4 mil milhões de dólares em Qui 31 Jul 2025 - 10:00

DJPRMF

Microsoft com montes de dinheiro

No início do mês, a Microsoft anunciou o despedimento de 9.000 funcionários em toda a organização, uma medida que afetou um número significativo de departamentos. Na altura, o CEO Satya Nadella afirmou que a decisão pesava sobre si, mas sublinhou que este era o "enigma do sucesso", uma vez que o número de funcionários da empresa se mantém elevado enquanto esta se aproxima de uma capitalização de mercado de 4 biliões de dólares. Neste contexto, a gigante tecnológica revelou agora os seus resultados financeiros para o quarto trimestre do ano fiscal de 2025 (FY25 Q4).

Resultados do trimestre superam as expectativas

Globalmente, a Microsoft reportou receitas de 76,4 mil milhões de dólares no último trimestre, o que representa um aumento de 18% em relação aos 64,7 mil milhões de dólares registados no mesmo período do ano anterior, conforme detalhado no seu comunicado oficial. O lucro operacional cresceu 23%, atingindo os 34,3 mil milhões de dólares, e o resultado líquido fixou-se nos 27,2 mil milhões, um aumento de 24%. Consequentemente, o lucro por ação diluído foi de 3,65 dólares, refletindo também uma subida de 24%.

Cloud e Microsoft 365 continuam a ser os motores de crescimento

Como habitualmente, os principais impulsionadores deste crescimento foram os produtos Microsoft 365 e o Azure, mas as outras categorias também apresentaram resultados positivos.

  • Produtividade e Processos de Negócio: As receitas cresceram 16% para 33,1 mil milhões de dólares, alimentadas pelo forte desempenho dos produtos Microsoft 365 para consumidores e empresas, bem como pelo LinkedIn e Dynamics 365.

  • Intelligent Cloud: Este segmento manteve-se robusto, com receitas de 29,9 mil milhões de dólares, onde o Azure se destacou com um impressionante aumento de 27%.

  • More Personal Computing: Esta categoria viu as receitas de OEM do Windows e de dispositivos aumentarem 3%, os serviços Xbox saltarem 13% e a publicidade em pesquisa e notícias crescer 21%. Combinados, estes fatores resultaram em receitas de 13,5 mil milhões de dólares, um crescimento respeitável de 9%.

Satya Nadella reforça a aposta na Cloud e Inteligência Artificial

O CEO Satya Nadella atribuiu o crescimento financeiro da empresa principalmente aos seus serviços de cloud e IA, afirmando que:

A Cloud e a IA são a força motriz da transformação de negócios em todas as indústrias e setores. Estamos a inovar em toda a pilha tecnológica para ajudar os clientes a adaptarem-se e a crescerem nesta nova era e, este ano, o Azure ultrapassou os 75 mil milhões de dólares em receitas, um aumento de 34%, impulsionado pelo crescimento em todas as cargas de trabalho.

Um ano fiscal de 2025 em grande

Estes resultados trimestrais contribuem para um ano fiscal de 2025 muito forte para a Microsoft, que registou os seguintes números anuais:

  • Receitas: 281,7 mil milhões de dólares (+9% em comparação com o ano fiscal de 2024)

  • Lucro operacional: 128,5 mil milhões de dólares (+17%)

  • Resultado líquido: 101,8 mil milhões de dólares (+16%)

  • Lucro por ação diluído: 13,64 dólares (+16%)



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech