
No início do mês, a Microsoft anunciou o despedimento de 9.000 funcionários em toda a organização, uma medida que afetou um número significativo de departamentos. Na altura, o CEO Satya Nadella afirmou que a decisão pesava sobre si, mas sublinhou que este era o "enigma do sucesso", uma vez que o número de funcionários da empresa se mantém elevado enquanto esta se aproxima de uma capitalização de mercado de 4 biliões de dólares. Neste contexto, a gigante tecnológica revelou agora os seus resultados financeiros para o quarto trimestre do ano fiscal de 2025 (FY25 Q4).
Resultados do trimestre superam as expectativas
Globalmente, a Microsoft reportou receitas de 76,4 mil milhões de dólares no último trimestre, o que representa um aumento de 18% em relação aos 64,7 mil milhões de dólares registados no mesmo período do ano anterior, conforme detalhado no seu comunicado oficial. O lucro operacional cresceu 23%, atingindo os 34,3 mil milhões de dólares, e o resultado líquido fixou-se nos 27,2 mil milhões, um aumento de 24%. Consequentemente, o lucro por ação diluído foi de 3,65 dólares, refletindo também uma subida de 24%.
Cloud e Microsoft 365 continuam a ser os motores de crescimento
Como habitualmente, os principais impulsionadores deste crescimento foram os produtos Microsoft 365 e o Azure, mas as outras categorias também apresentaram resultados positivos.
Produtividade e Processos de Negócio: As receitas cresceram 16% para 33,1 mil milhões de dólares, alimentadas pelo forte desempenho dos produtos Microsoft 365 para consumidores e empresas, bem como pelo LinkedIn e Dynamics 365.
Intelligent Cloud: Este segmento manteve-se robusto, com receitas de 29,9 mil milhões de dólares, onde o Azure se destacou com um impressionante aumento de 27%.
More Personal Computing: Esta categoria viu as receitas de OEM do Windows e de dispositivos aumentarem 3%, os serviços Xbox saltarem 13% e a publicidade em pesquisa e notícias crescer 21%. Combinados, estes fatores resultaram em receitas de 13,5 mil milhões de dólares, um crescimento respeitável de 9%.
Satya Nadella reforça a aposta na Cloud e Inteligência Artificial
O CEO Satya Nadella atribuiu o crescimento financeiro da empresa principalmente aos seus serviços de cloud e IA, afirmando que:
A Cloud e a IA são a força motriz da transformação de negócios em todas as indústrias e setores. Estamos a inovar em toda a pilha tecnológica para ajudar os clientes a adaptarem-se e a crescerem nesta nova era e, este ano, o Azure ultrapassou os 75 mil milhões de dólares em receitas, um aumento de 34%, impulsionado pelo crescimento em todas as cargas de trabalho.
Um ano fiscal de 2025 em grande
Estes resultados trimestrais contribuem para um ano fiscal de 2025 muito forte para a Microsoft, que registou os seguintes números anuais:
Receitas: 281,7 mil milhões de dólares (+9% em comparação com o ano fiscal de 2024)
Lucro operacional: 128,5 mil milhões de dólares (+17%)
Resultado líquido: 101,8 mil milhões de dólares (+16%)
Lucro por ação diluído: 13,64 dólares (+16%)










Nenhum comentário
Seja o primeiro!