
A Gamescom Opening Night Live foi palco de inúmeras novidades no mundo dos videojogos, com anúncios para títulos como Age of Empires IV e uma sequela de Black Myth. No entanto, o hardware também marcou presença, com a Asus a roubar as atenções ao apresentar novos monitores da sua linha Republic of Gamers (ROG), incluindo aquele que a marca afirma ser o painel OLED mais rápido do mundo.
ROG Swift OLED PG27AQWP-W: O novo rei da velocidade
O grande destaque do evento foi o ROG Swift OLED PG27AQWP-W. Este monitor apresenta-se como o painel OLED mais veloz do mercado, ostentando uma impressionante taxa de atualização nativa de 540Hz com uma resolução QHD de 2560x1440px. Para os jogadores mais competitivos, é possível elevar a fluidez a um novo patamar, atingindo os 720Hz ao reduzir a resolução para 1080p.
É importante notar que, embora seja o monitor OLED mais rápido, não é o mais rápido no geral, existindo modelos com painéis TN que alcançam os 750Hz, como os da HKC e Kuorii, ainda que com uma qualidade de imagem inferior.
Com um ecrã de 26,5 polegadas, este modelo estreia um painel "Tandem OLED". Segundo a Asus, esta tecnologia oferece 15% mais brilho máximo, um volume de cor 25% mais amplo e uma longevidade 60% superior em comparação com os monitores WOLED da geração anterior. No campo da conectividade, está equipado com DisplayPort 2.1a UHBR20, que garante uma largura de banda de 80Gbps, e HDMI 2.1. O monitor inclui ainda certificação VESA DisplayHDR 500 True Black, cobertura de 99,5% da gama de cores DCI-P3 e cor real de 10 bits. O seu design conta com um acabamento prateado e um painel traseiro semitransparente.
Modelos Strix para todos os jogadores
A Asus revelou também modelos ligeiramente mais modestos. O ROG Strix OLED XG27AQWMG partilha o mesmo tamanho de ecrã e a tecnologia Tandem OLED, mas oferece uma taxa de atualização de 280Hz e um tempo de resposta de 0,03ms. A principal diferença na conectividade é a inclusão de DisplayPort 1.4 em vez da versão 2.1a.
Por fim, foi apresentado o ROG Strix OLED XG27AQDMG Gen 2, muito semelhante ao modelo anterior. As duas principais distinções são o painel, que é WOLED em vez de Tandem OLED, e a taxa de atualização, que se fixa nos 240Hz.
De momento, a Asus não divulgou qualquer informação sobre os preços ou a data de lançamento para estes novos monitores, tal como indicado no seu comunicado de imprensa oficial.