1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » TikTok substitui centenas de moderadores por IA e sindicato acusa: "É para cortar custos"
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

TikTok substitui centenas de moderadores por IA e sindicato acusa: "É para cortar custos" em Seg 25 Ago 2025 - 10:49

DJPRMF

TikTok logo

A TikTok anunciou planos para dispensar centenas de funcionários do seu departamento de confiança e segurança, responsável pela moderação de conteúdos, justificando a medida com uma reestruturação estratégica e os avanços da inteligência artificial. A decisão afeta equipas no Reino Unido, Sul e Sudeste Asiático.

Numa comunicação interna, a gigante dos vídeos curtos informou os colaboradores que está a "considerar que o trabalho de moderação e garantia de qualidade" no escritório de Londres deixaria de ser realizado localmente. A empresa pretende, em vez disso, "concentrar a experiência operacional em locais específicos", criando centros regionais em vez de manter equipas em mercados individuais.

A "reorganização" global com a IA como justificação

Segundo um comunicado da TikTok enviado ao Financial Times, esta medida é a continuação de uma reorganização iniciada no ano passado. A empresa afirma que as novas tecnologias, como os modelos de linguagem de grande escala (LLMs), estão a transformar a sua estratégia de moderação. O objetivo é "maximizar a eficácia e a rapidez à medida que evoluímos esta função crítica para a empresa com o benefício dos avanços tecnológicos".

Esta reestruturação não é um caso isolado. Uma equipa semelhante em Berlim também foi desmantelada recentemente, reforçando a tendência da empresa para centralizar as suas operações de segurança.

Sindicato desconfia: uma desculpa para mão de obra mais barata?

No entanto, a justificação da empresa não convenceu toda a gente. O sindicato britânico Communication Workers Union, que representa os trabalhadores da comunicação, estima que uma parte significativa dos cerca de 300 funcionários do departamento de confiança e segurança em Londres poderá ser afetada.

John Chadfield, um dos organizadores nacionais do sindicato, sugeriu que a aposta na IA é uma desculpa conveniente para um plano mais antigo: deslocalizar os postos de trabalho para locais com mão de obra mais barata. A medida surge numa altura particularmente sensível, com a entrada em vigor da nova e exigente Lei de Segurança Online do Reino Unido.

Uma tendência crescente no mercado tecnológico

A TikTok não está sozinha a tomar decisões deste género. Recentemente, a Recruit Holdings, empresa detentora de plataformas como a Glassdoor e a Indeed, também dispensou mais de 1200 funcionários de departamentos tecnológicos, justificando a ação com uma mudança estratégica em direção à inteligência artificial, uma situação que levanta questões sobre o futuro do trabalho no setor tecnológico.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech