1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » China prepara-se para banir os puxadores de porta retráteis por questões de segurança
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

China prepara-se para banir os puxadores de porta retráteis por questões de segurança em Dom 14 Set 2025 - 18:23

DJPRMF

puxador em porta de carro

Parece que a moda dos puxadores de porta retráteis, um elemento de design cada vez mais comum, especialmente em carros elétricos, pode estar com os dias contados no maior mercado automóvel do mundo. A China está a preparar-se para proibir a sua utilização a partir de julho de 2027, citando preocupações sérias com a segurança, a fiabilidade e benefícios práticos quase nulos.

A informação foi avançada por um responsável de uma construtora automóvel ao Mingjing Pro, que revelou que os regulamentos futuros irão permitir apenas puxadores tradicionais ou semi-ocultos. A decisão surge após uma análise detalhada que levanta sérias questões sobre a eficácia destes componentes em situações de emergência.

A segurança em primeiro lugar

O principal motivo por detrás desta potencial proibição é a segurança. Segundo dados do C-IASI (China Insurance Automotive Safety Index), em testes de colisão lateral, os puxadores de porta totalmente retráteis, que dependem de sistemas eletrónicos, permitiram a abertura das portas em apenas 67% das vezes. Em contrapartida, os puxadores mecânicos tradicionais funcionaram em 98% dos casos.

Esta diferença de mais de 30 pontos percentuais é crítica, pois pode significar a diferença entre a vida e a morte num acidente grave, onde cada segundo conta para a saída dos ocupantes ou para a intervenção das equipas de socorro.

O mito da aerodinâmica e os custos elevados

Um dos grandes argumentos dos fabricantes para a adoção destes puxadores tem sido a melhoria da aerodinâmica, um fator crucial para aumentar a autonomia dos veículos elétricos. No entanto, os benefícios parecem ser marginais. Um estudo da Sociedade de Engenheiros de Automóveis (SAE) concluiu que a redução no coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) se situa entre 0,005 e 0,01, muito abaixo dos 0,03 anunciados por algumas marcas. Na prática, este ganho traduz-se em apenas 2 a 3 quilómetros de autonomia extra.

Para além dos fracos benefícios, estes sistemas são consideravelmente mais complexos e dispendiosos, custando até três vezes mais do que um puxador convencional. A sua complexidade resulta também numa maior taxa de avarias, que pode ser até oito vezes superior. São ainda conhecidos os problemas de funcionamento em condições de frio extremo, onde o gelo pode impedir a sua abertura.

O que se segue?

As discussões sobre esta nova regulamentação deverão ser concluídas ainda durante este mês. Após a sua aprovação, haverá um período de transição de um ano para que os fabricantes se possam adaptar. Se tudo se confirmar, a medida entrará em vigor a partir de julho de 2027, marcando o possível fim de uma tendência de design em prol da segurança e da funcionalidade.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech