1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

EV carro a carregar

O mercado global de veículos elétricos (EV) continua a acelerar, com 1,7 milhões de unidades a chegarem às estradas em todo o mundo durante o mês de agosto de 2025. Este número representa um crescimento de 5% em relação a julho e um impressionante aumento de 15% em comparação com o mesmo período de 2024.

Segundo um novo relatório do site Electrek, com base em dados da Rho Motion, as vendas acumuladas nos primeiros oito meses do ano já atingem os 12,5 milhões de veículos, um aumento de 25% face a 2024. Os veículos 100% elétricos (BEV) lideram a tabela com 1,16 milhões de unidades vendidas em agosto, enquanto os híbridos plug-in (PHEV) contribuíram com 570.000 unidades.

Europa acelera com Alemanha e Reino Unido em destaque

A Europa destaca-se como uma das regiões com o crescimento mais rápido, registando um aumento de 31% nas vendas desde o início do ano, com um total de 2,6 milhões de veículos vendidos. A Alemanha lidera este movimento com um crescimento de 45%, seguida pelo Reino Unido com 31%. Outros mercados, como Espanha, viram as suas vendas duplicar, e Itália cresceu 41%. A única exceção é a França, que registou uma quebra de 9%.

Apesar de as vendas no Reino Unido terem abrandado em agosto, este é um comportamento sazonal normal antes do aumento esperado em setembro, associado à emissão de novas matrículas. Modelos como o Puma Gen-E e o E-Tourneo Courier da Ford qualificaram-se para o subsídio máximo de cerca de 4.425 euros (£3.750). A fabricante chinesa BYD também continua a sua expansão no continente, com o Seal U a tornar-se um dos PHEV mais vendidos, e a adição do novo Seal 6 PHEV em setembro.

EUA batem recordes antes do fim dos incentivos fiscais

Na América do Norte, as vendas acumuladas cresceram 6% este ano. No entanto, o mês de agosto bateu um recorde, impulsionado por uma corrida dos consumidores norte-americanos para aproveitar um crédito fiscal federal que termina a 30 de setembro. Os analistas preveem um último pico de vendas em setembro, seguido de uma queda acentuada no último trimestre do ano.

Antecipando esta quebra, alguns fabricantes já preparam ajustes. A Volkswagen planeia suspender a produção do ID.4 em outubro, e espera-se que a GM reduza também a sua produção de veículos elétricos. No Canadá, a situação é mais complexa, com as vendas a caírem um terço este ano após a suspensão do programa de incentivos iZEV, uma situação que pode comprometer as metas de vendas para 2026.

China abranda o ritmo mas continua a liderar o mercado

A China, o maior mercado de veículos elétricos do mundo, viu as suas vendas crescerem 11% em agosto em comparação com julho e 6% em termos homólogos. O crescimento acumulado do ano mantém-se nos 25%, com 7,6 milhões de unidades vendidas, mas o ritmo abrandou em comparação com 2024, um período em que os subsídios impulsionaram fortemente a procura.

A BYD, a marca dominante no país, reviu a sua meta de vendas para 2025, passando de 5,5 milhões para 4,6 milhões de unidades, esperando que até um milhão dessas vendas provenham de mercados internacionais.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech