Em meados de Abril deste ano, Elon Musk confirmou que a Tesla iria dar mais prioridade para a produção em massa dos seus veículos, invés de se focar apenas nos lucros. A ideia seria tentar cativar os utilizadores com um maior stock disponível de veículos.
A medida, ao que parece, está a funcionar para a empresa. Os dados mais recentes parecem confirmar que a Tesla é uma das marcas mais vendidas no mercado Europeu desde o início do ano, a nível de veículos elétricos.
De acordo com os dados, o Model Y foi o modelo mais vendido da Tesla na Europa, durante o primeiro semestre de 2023. No total, a empresa vendeu 138.814 unidades do Model Y, entre janeiro e Junho deste ano, o que corresponde a quase o dobro do valor registado em igual período do ano passado.
Na segunda posição das vendas encontra-se o Model 3, que atingiu cerca de 43.131 unidades vendidas no mesmo período.
Desde o mesmo período do ano passado, a Tesla passou de uma participação no mercado de 1.53% para os atuais 2,82%, o que representa um dos maiores crescimentos entre todas as marcas de automóveis na Europa.
Ao mesmo tempo, o corte de preços que a empresa realizou para este mercado também terá ajudado a impulsionar os valores, criando um atrativo para quem procura um veiculo elétrico. A maior redução de preços foi sentida na Alemanha, onde os cortes atingiram quase 9.100 euros.
Felipe Munoz, analista global da empresa britânica de inteligência automotiva JATO Dynamics, afirma que “O aumento na disponibilidade de carros após o início da produção local na Alemanha, bem como os cortes de preços, explicam o rápido crescimento da Tesla recentemente”.
Apesar do crescimento no mercado, e de liderar a nível de veículos elétricos, a Tesla ainda se encontra atrás de outras empresas no que respeita à indústria automóvel em geral. A VW continua a liderar neste setor, com uma participação no mercado de 19.9%.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!