A Ford sofreu uma queda acentuada de 31% nas vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos durante o segundo trimestre de 2025. O declínio foi impulsionado por um colapso nas vendas das suas carrinhas E-Transit e pela diminuição da popularidade da pick-up F-150 Lightning. Em total contraste, as vendas de veículos híbridos da marca dispararam mais de 23% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Híbridos em alta, elétricos em apuros
A meio do ano de 2025, a gigante automóvel vendeu apenas 38.988 veículos elétricos, um número que representa uma descida de quase 12% face ao mesmo ponto em 2024. Curiosamente, esta quebra nas vendas de EVs acontece num período em que as vendas globais da Ford até subiram, um crescimento em parte justificado por uma agressiva campanha de preços para funcionários, implementada para antecipar a aplicação de novas tarifas no setor automóvel.
Um mercado em mudança e um cenário político adverso
O momento é particularmente desafiante para o mercado de veículos elétricos nos EUA. A administração Trump ameaça eliminar os incentivos fiscais federais e outros subsídios relacionados, o que está a arrefecer o entusiasmo dos consumidores. Este não é um problema exclusivo da Ford; outras marcas que até agora tinham encontrado sucesso com os seus elétricos sentem o impacto.
A Hyundai, por exemplo, reportou que as vendas dos seus populares Ioniq 5 e Ioniq 6 caíram 12% e 8%, respetivamente. A Kia registou quedas ainda mais acentuadas nos seus modelos EV9 e EV6. A expectativa é que a Tesla anuncie resultados de vendas trimestrais igualmente desanimadores esta quarta-feira.
O desempenho dos modelos da Ford em detalhe
Analisando os números da Ford, a quebra é evidente em toda a sua gama elétrica. As vendas do Mustang Mach-E caíram quase 20% em relação ao ano anterior, totalizando 10.178 unidades no segundo trimestre. A F-150 Lightning viu as suas vendas descerem 26%, com apenas 5.842 unidades vendidas.
O caso mais grave é o da E-Transit: a Ford vendeu apenas 418 unidades desta carrinha elétrica, um colapso face às 3.410 vendidas no segundo trimestre de 2024. A empresa explicou à TechCrunch que esta descida drástica se deveu à concentração de grandes encomendas de frotas no primeiro trimestre do ano.
Modelos a envelhecer e o futuro que tarda em chegar
Para além do clima de mercado, parte do problema da Ford reside no envelhecimento da sua atual oferta de veículos elétricos. O Mustang Mach-E foi lançado no final de 2020 e a F-150 Lightning chegou ao mercado a meio de 2022. Com a concorrência a apresentar propostas mais recentes, os modelos da Ford começam a parecer datados.
A empresa já está a trabalhar numa nova geração de veículos elétricos de baixo custo, começando com uma pick-up de menores dimensões, mas essa solução não chegará ao mercado antes de 2027.
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