1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » X desafia justiça indiana e acusa o governo de criar um “portal de censura”
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

X desafia justiça indiana e acusa o governo de criar um “portal de censura” em Seg 29 Set 2025 - 17:07

DJPRMF

X com bandeira da Índia

A plataforma social X, anteriormente conhecida como Twitter, está a intensificar a sua batalha legal na Índia, contestando uma ordem judicial que, segundo a empresa, abre a porta a uma censura em larga escala e sem o devido processo legal. A empresa anunciou que vai recorrer de uma decisão do Tribunal Superior de Karnataka, que validou o uso de um portal online secreto para a emissão de ordens de remoção de conteúdos.

Num comunicado oficial, a X manifestou a sua profunda preocupação com a decisão, afirmando que o sistema permite que milhões de funcionários, incluindo agentes da polícia local, possam emitir ordens de remoção de publicações de forma arbitrária.

O que é o portal Sahyog?

No centro da polémica está o portal “Sahyog”, uma ferramenta online que o governo indiano descreve como uma forma de automatizar o envio de notificações legais a intermediários de conteúdo, como o X e o Facebook. No entanto, a plataforma de Elon Musk classificou o sistema como um “portal de censura”.

Segundo a X, o Sahyog permite que as autoridades ordenem a remoção de conteúdos baseando-se apenas em alegações de “ilegalidade”, sem qualquer tipo de revisão judicial ou processo justo para os utilizadores visados. Conforme detalhado pela BBC, a empresa norte-americana alerta ainda que as plataformas enfrentam responsabilidade criminal caso não cumpram estas ordens. “Vamos recorrer desta ordem para defender a liberdade de expressão”, escreveu a empresa no seu comunicado oficial.

Um historial de conflitos

Este é apenas o mais recente episódio de um longo historial de tensões entre a plataforma e o governo indiano sobre a moderação de conteúdos. A empresa já tinha contestado ordens governamentais para bloquear contas e publicações específicas em 2022 e 2024.

Os confrontos não são de agora e já aconteciam quando a empresa era liderada por Jack Dorsey. Em 2021, durante um período de protestos generalizados no país, as autoridades indianas chegaram a ameaçar prender funcionários do então Twitter, depois de a empresa ter revertido uma decisão de bloquear várias contas a pedido do governo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech