1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » AMD patenteia tecnologia HB-DIMM para duplicar a velocidade da memória DDR5
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

AMD patenteia tecnologia HB-DIMM para duplicar a velocidade da memória DDR5 em Sex 3 Out 2025 - 13:32

DJPRMF

RAM de computador

Numa altura em que a necessidade de maior largura de banda para computação de inteligência artificial (IA) e jogos de alto desempenho não para de crescer, a AMD parece ter um plano para dar um novo fôlego à memória DDR5. Uma nova patente da empresa revela uma arquitetura de módulos de memória, apelidada de HB-DIMM, que promete duplicar a largura de banda máxima do padrão atual.

A proposta surge num momento em que concorrentes como a Nvidia e fabricantes de memória como a Samsung, SK Hynix e Micron se focam no padrão SOCAMM2. A AMD, por seu lado, propõe uma alternativa que poderá ser mais fácil de implementar nos sistemas DDR5 já existentes, tanto em computadores domésticos como em centros de dados.

O segredo está no módulo, não nos chips

A grande inovação da tecnologia HB-DIMM (High-Bandwidth Dual In-line Memory Module) não está nos chips de memória DRAM em si, mas na forma como são organizados e geridos. A patente, descoberta pelo site tech4gamers.com, descreve um módulo que integra componentes de hardware adicionais, como chips de buffer especiais e controladores de registo de clock (RCDs).

Estes componentes permitem transferências de dados duas vezes mais rápidas do que o padrão DDR5 permite, duplicando efetivamente a largura de banda máxima de 6,4 Gbps para 12,8 Gbps. Ao mesmo tempo, os RCDs otimizam o encaminhamento de sinais e permitem um acesso paralelo à memória, quebrando os limites de débito atuais. A patente destaca que a solução é viável para computação de alto desempenho (HPC), aplicações de IA e até sistemas de gaming.

Uma resposta à concorrência da Intel

Esta abordagem não é completamente nova, sendo bastante semelhante ao padrão MRDIMM (Multiplexed Rank Dual Inline Memory Modules) da Micron. No entanto, a tecnologia MRDIMM está atualmente disponível apenas para a plataforma Xeon Granite Rapids da Intel. Com esta patente, a AMD parece estar a preparar uma solução equivalente para os seus futuros processadores EPYC.

Apesar da promessa de duplicar a velocidade, testes recentes a tecnologias semelhantes pintam um quadro mais modesto. O site Phoronix publicou uma análise comparativa que, embora demonstre que o padrão MRDIMM é de facto mais rápido, os ganhos não chegam a ser o dobro em relação ao DDR5 convencional.

Resta saber se a tecnologia HB-DIMM da AMD conseguirá ganhar a adoção da indústria, que parece mais inclinada para o padrão SOCAMM2, especialmente nos setores de servidores e computação de alto desempenho. Contudo, a iniciativa mostra que a AMD continua a inovar e a procurar alternativas para maximizar o desempenho das tecnologias atuais.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech