1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Reviravolta na fuga de dados do Discord: 5CA nega ter sido hackeada e aponta para “erro humano”
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Reviravolta na fuga de dados do Discord: 5CA nega ter sido hackeada e aponta para “erro humano” em Ter 14 Out 2025 - 21:20

DJPRMF

Discord logo

A novela em torno da recente fuga de dados do Discord ganha novos contornos. A 5CA, empresa de apoio ao cliente contratada pelo Discord, emitiu um comunicado a contradizer as alegações de que teria sido a origem do ataque informático que expôs os dados de milhares de utilizadores.

No início de outubro, o Discord revelou ter sofrido uma violação de dados que incluía um "pequeno número" de documentos de identificação governamentais, como cartas de condução e passaportes, submetidos por utilizadores para verificação de idade. Dias depois, a plataforma de comunicação atualizou a sua declaração sobre o incidente, nomeando a 5CA como o alvo do ataque e especificando que o "pequeno número" correspondia a cerca de 70.000 utilizadores afetados.

A 5CA nega responsabilidades

Agora, a 5CA vem a público refutar categoricamente estas acusações. "Estamos cientes dos relatos na comunicação social que nomeiam a 5CA como a causa de uma violação de dados envolvendo um dos nossos clientes. Ao contrário desses relatos, podemos confirmar que nenhum dos sistemas da 5CA esteve envolvido", afirma a empresa num comunicado oficial.

A empresa de apoio ao cliente vai mais longe, afirmando que "não tratou de quaisquer documentos de identificação emitidos pelo governo para este cliente" e que "todas as nossas plataformas e sistemas permanecem seguros". A 5CA declara explicitamente que "o incidente ocorreu fora dos nossos sistemas e que a 5CA não foi hackeada".

Segundo a 5CA, uma investigação preliminar sugere que o incidente pode ter sido resultado de um "erro humano", embora não forneça mais detalhes sobre o que isso implica.

Hackers dão a sua versão

Esta declaração surge depois de os hackers que reivindicaram a responsabilidade pelo ataque terem afirmado, em entrevista ao BleepingComputer, que obtiveram acesso à conta Zendesk do Discord durante 58 horas, no dia 20 de setembro. O grupo alega que conseguiu entrar através de credenciais de acesso comprometidas, pertencentes a um agente de suporte de uma empresa terceira.

Até ao momento, o Discord ainda não respondeu publicamente às declarações da 5CA, deixando no ar a questão sobre a verdadeira origem da falha que expôs os dados de 70.000 dos seus utilizadores.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech