1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Android Auto sobe a parada: suporte para versões antigas do Android chega ao fim
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Android Auto sobe a parada: suporte para versões antigas do Android chega ao fim em Dom 19 Out 2025 - 12:49

DJPRMF

Android auto

A mais recente atualização do Android Auto impõe um novo requisito mínimo para a utilização do popular sistema de navegação e entretenimento da Google para automóveis. A partir de agora, será necessário que o smartphone possua, no mínimo, o sistema operativo Android 9 Pie. Qualquer versão anterior deixará de ser compatível, o que poderá ser um problema para quem utiliza equipamentos mais antigos.

Esta alteração afeta particularmente os utilizadores que transformam telemóveis e tablets mais velhos em sistemas dedicados ao Android Auto nos seus veículos. O seu antigo smartphone, que até agora servia perfeitamente para essa função, poderá deixar de ser funcional se não cumprir este novo requisito.

Uma mudança anunciada há muito

O fim do suporte para os telemóveis mais antigos no Android Auto não é propriamente uma novidade. A Google já tinha anunciado há mais de um ano que os dispositivos com Android 8 (Oreo) iriam perder a compatibilidade num futuro próximo. A empresa demorou mais de doze meses a implementar esta medida, que se tornará efetiva com a próxima grande atualização do sistema, o Android Auto 15.5.

Apesar de já terem passado oito anos desde o lançamento do Android Oreo (8.0), muitos condutores ainda aproveitam estes equipamentos para os seus carros. Segundo dados recentes, prevê-se que, até setembro de 2025, 1,8% dos smartphones Android ainda utilizem esta versão do sistema operativo. Em contrapartida, o Android 9 Pie detém uma quota de mercado superior, de 2,82%.

O que muda para os utilizadores

Na prática, o facto de o Android Auto continuar a funcionar com o Android 9 significa que quem possui um smartphone adquirido entre 2017 e 2019 ainda poderá utilizá-lo sem problemas no seu carro. No entanto, se o seu dispositivo for mais antigo e correr o Android Oreo, perderá o suporte assim que a atualização para o Android Auto 15.5 for instalada.

Felizmente, o ritmo de atualizações do sistema operativo Android tem acelerado significativamente nos últimos anos. Atualmente, a maioria dos fabricantes oferece entre quatro a sete anos de atualizações para os seus modelos mais recentes, um cenário muito diferente do que se verificava entre 2012 e 2018, por exemplo.

A versão 15.5 do Android Auto já se encontra disponível em fase beta. A versão final e estável deverá chegar a todos os dispositivos compatíveis durante as próximas semanas, trazendo consigo esta nova e importante imposição da Google.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech