1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Android auto

 

A mais recente atualização do Android Auto impõe um novo requisito mínimo para a utilização do popular sistema de navegação e entretenimento da Google para automóveis. A partir de agora, será necessário que o smartphone possua, no mínimo, o sistema operativo Android 9 Pie. Qualquer versão anterior deixará de ser compatível, o que poderá ser um problema para quem utiliza equipamentos mais antigos.

 

Esta alteração afeta particularmente os utilizadores que transformam telemóveis e tablets mais velhos em sistemas dedicados ao Android Auto nos seus veículos. O seu antigo smartphone, que até agora servia perfeitamente para essa função, poderá deixar de ser funcional se não cumprir este novo requisito.

 

Uma mudança anunciada há muito

 

O fim do suporte para os telemóveis mais antigos no Android Auto não é propriamente uma novidade. A Google já tinha anunciado há mais de um ano que os dispositivos com Android 8 (Oreo) iriam perder a compatibilidade num futuro próximo. A empresa demorou mais de doze meses a implementar esta medida, que se tornará efetiva com a próxima grande atualização do sistema, o Android Auto 15.5.

 

Apesar de já terem passado oito anos desde o lançamento do Android Oreo (8.0), muitos condutores ainda aproveitam estes equipamentos para os seus carros. Segundo dados recentes, prevê-se que, até setembro de 2025, 1,8% dos smartphones Android ainda utilizem esta versão do sistema operativo. Em contrapartida, o Android 9 Pie detém uma quota de mercado superior, de 2,82%.

 

O que muda para os utilizadores

 

Na prática, o facto de o Android Auto continuar a funcionar com o Android 9 significa que quem possui um smartphone adquirido entre 2017 e 2019 ainda poderá utilizá-lo sem problemas no seu carro. No entanto, se o seu dispositivo for mais antigo e correr o Android Oreo, perderá o suporte assim que a atualização para o Android Auto 15.5 for instalada.

 

Felizmente, o ritmo de atualizações do sistema operativo Android tem acelerado significativamente nos últimos anos. Atualmente, a maioria dos fabricantes oferece entre quatro a sete anos de atualizações para os seus modelos mais recentes, um cenário muito diferente do que se verificava entre 2012 e 2018, por exemplo.

A versão 15.5 do Android Auto já se encontra disponível em fase beta. A versão final e estável deverá chegar a todos os dispositivos compatíveis durante as próximas semanas, trazendo consigo esta nova e importante imposição da Google.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech