1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » SIMCARTEL: megaoperação da Europol desmantela rede de fraude com 40.000 cartões SIM e perdas de milhões
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

SIMCARTEL: megaoperação da Europol desmantela rede de fraude com 40.000 cartões SIM e perdas de milhões em Dom 19 Out 2025 - 13:19

DJPRMF

hacker preso pelas autoridades

Uma vasta operação policial europeia, com o nome de código 'SIMCARTEL', desmantelou um serviço ilegal de SIM-box que possibilitou mais de 3.200 casos de fraude, resultando em perdas confirmadas de pelo menos 4,5 milhões de euros. A infraestrutura criminosa, que contava com cerca de 1.200 dispositivos SIM-box e 40.000 cartões SIM ativos, foi encerrada no dia 10 de outubro.

Numa comunicação oficial, a Europol detalha que a operação resultou na detenção de sete suspeitos, sendo cinco deles de nacionalidade letã. A ação envolveu autoridades da Áustria, Estónia, Finlândia e Letónia, onde foram realizadas 26 buscas domiciliárias.

Como funcionava o esquema fraudulento?

A rede criminosa operava através de dois sites, gogetsms.com e apisim.com — ambos já apreendidos pelas autoridades —, onde alugavam números de telemóvel registados em mais de 80 países. Estes números eram utilizados pelos seus clientes para criar e verificar contas online falsas, permitindo-lhes ocultar a sua verdadeira identidade e localização.

Segundo a agência europeia, este serviço altamente sofisticado permitiu a criação de mais de 49 milhões de contas online fraudulentas. Estas contas foram a base para uma vasta gama de atividades criminosas, incluindo:

  • Phishing e fraudes de investimento através de corretores falsos.

  • Esquemas em mercados online e criação de lojas e sites bancários falsos.

  • Usurpação de identidade, fazendo-se passar por agentes da autoridade.

  • Extorsão e contrabando de migrantes.

  • A conhecida burla "Olá pai, olá mãe" através do WhatsApp, que visa enganar pessoas para que transfiram dinheiro.

Até ao momento, as autoridades já associaram o serviço a 1.700 casos de fraude na Áustria e 1.500 na Letónia, com os prejuízos a ascenderem a 4,5 milhões de euros e 420.000 euros, respetivamente.

O balanço da operação "SIMCARTEL"

Durante as 26 buscas realizadas, a polícia conseguiu apreender uma quantidade substancial de equipamento e ativos financeiros. Para além dos 1.200 dispositivos SIM-box com 40.000 cartões SIM, foram confiscados centenas de milhares de outros cartões, cinco servidores e os dois websites que serviam de fachada ao negócio.

As autoridades congelaram também cerca de 431.000 euros em contas bancárias e aproximadamente 309.000 euros em criptomoedas. Foram ainda apreendidos quatro veículos de luxo. A análise forense aos servidores apreendidos será agora crucial para identificar os clientes que utilizaram este serviço para cometer crimes em todo o mundo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech