1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Microsoft Azure sofre apagão global e afeta serviços como Xbox e Microsoft 365
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft Azure sofre apagão global e afeta serviços como Xbox e Microsoft 365 em Qua 29 Out 2025 - 18:47

DJPRMF

Azure

Depois de uma falha massiva nos serviços da Amazon Web Services (AWS) ter deixado muitos utilizadores com os cabelos em pé na semana passada, chegou a vez da Microsoft Azure enfrentar um problema semelhante. Um apagão global está a afetar a infraestrutura da gigante tecnológica, deixando inúmeros serviços e sites em todo o mundo inacessíveis.

O problema, segundo a Microsoft, teve início por volta das 16:00 (hora de Lisboa) desta terça-feira, 29 de outubro. No entanto, dados do Downdetector, que agrega reportes de utilizadores, indicam que as primeiras queixas começaram a surgir um pouco antes, por volta das 15:40.

O que se passou com o Azure?

Ao contrário da falha da AWS, que se limitou a uma única região, este novo incidente parece ter um alcance muito maior. De acordo com a página oficial do Estado do Azure, todas as regiões do serviço foram afetadas. A situação é tão grave que a empresa de monitorização StatusGator chegou a afirmar que "o Azure está em baixo, e com ele metade da internet".

A causa do problema ainda não é totalmente conhecida, mas a Microsoft já tem uma suspeita. Num comunicado, a empresa explicou: "A partir de aproximadamente as 16:00 UTC, começámos a experienciar problemas no Azure Front Door (AFD) que resultaram na perda de disponibilidade de alguns serviços. Suspeitamos que uma alteração inadvertida na configuração foi o evento que despoletou este problema." A empresa garante estar a tomar medidas para reverter a situação, bloqueando todas as alterações aos serviços AFD e revertendo para o último estado estável conhecido.

Para agravar o cenário, muitos administradores de sistemas e utilizadores relatam que nem sequer conseguem aceder ao portal do Azure para verificar o estado dos seus próprios serviços, aumentando a incerteza e a frustração.

Que serviços foram afetados?

O impacto do apagão sente-se tanto a nível profissional como de lazer. Ferramentas essenciais para muitas empresas, como o Microsoft 365 e o Microsoft Intune, estão com problemas. Ao mesmo tempo, quem só queria relaxar um pouco encontrou o Xbox Live e o Minecraft inacessíveis. Há também queixas de que os inícios de sessão em contas Microsoft estão extremamente lentos ou a falhar por completo.

A lista de serviços afetados inclui:

  • Microsoft 365

  • Microsoft Azure

  • Microsoft Copilot

  • Microsoft Entra

  • Microsoft Store

  • Microsoft Teams

  • Minecraft

  • Xbox

Um alerta sobre a dependência da cloud

Este é o segundo grande apagão de um gigante da cloud este mês, o que levanta sérias questões sobre a dependência da infraestrutura da internet em poucas empresas.

Luke Kehoe, analista de telecomunicações da Ookla, comentou o sucedido, afirmando que "a Microsoft Azure deixou muitos serviços offline em todo o mundo, com um vasto raio de impacto que atravessa companhias aéreas, bancos e agências governamentais". Para Kehoe, estes eventos "realçam os riscos sistémicos da concentração e dos pontos únicos de falha lógicos, independentemente de quão robusta seja a infraestrutura física".

O aviso é claro: a centralização excessiva dos serviços de cloud em gigantes como a AWS e a Azure cria vulnerabilidades que podem, como se viu hoje, paralisar uma parte significativa da vida digital a nível global.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech