1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Ribbon Communications alvo de hackers: ataque de estado-nação esteve ativo durante 10 meses
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ribbon Communications alvo de hackers: ataque de estado-nação esteve ativo durante 10 meses em Sex 31 Out 2025 - 9:57

DJPRMF

Ribbon hacker

A Ribbon Communications, uma fornecedora global de serviços de telecomunicações para governos e empresas, revelou ter sido vítima de uma violação de segurança que poderá ter começado em dezembro de 2024. A empresa suspeita que o ataque foi perpetrado por hackers associados a um estado-nação.

A Ribbon é uma peça fulcral no xadrez das comunicações, fornecendo soluções de rede e serviços de cloud seguros a gigantes das telecomunicações e infraestruturas críticas em todo o mundo. Com mais de 3.100 funcionários, a sua lista de clientes inclui entidades como o Departamento de Defesa dos EUA, a Universidade do Texas, e operadoras como a Verizon, BT e Deutsche Telekom.

A cronologia de um ataque silencioso

Conforme revelado num documento submetido à SEC a 23 de outubro, a empresa detetou a intrusão no início de setembro de 2025. No entanto, a investigação preliminar indica que o acesso não autorizado à sua rede de TI (Tecnologias de Informação) pode ter ocorrido pela primeira vez dez meses antes, em dezembro de 2024.

"No início de setembro de 2025, a empresa tomou conhecimento de que pessoas não autorizadas, alegadamente associadas a um ator de estado-nação, tinham obtido acesso à rede de TI da empresa", afirmou a Ribbon no comunicado. A empresa acredita ter conseguido terminar o acesso indevido e está a colaborar com especialistas em cibersegurança e as autoridades federais para investigar a fundo o incidente.

O impacto da violação de segurança

Apesar da longa duração do ataque, a Ribbon Communications assegura que, até ao momento, não foram encontradas provas de que os atacantes tenham acedido ou roubado "qualquer informação material". Contudo, a empresa admitiu que os invasores conseguiram aceder a ficheiros pertencentes a vários clientes, os quais estavam armazenados em dois computadores portáteis fora da rede principal da empresa.

A companhia espera incorrer em custos adicionais no último trimestre de 2025, relacionados com a investigação e o reforço da sua rede, mas não antecipa que estes valores sejam materiais.

Uma possível ligação ao grupo chinês Salt Typhoon

Embora a Ribbon não tenha atribuído o ataque a um grupo específico, as características do incidente assemelham-se a uma série de violações em larga escala no setor das telecomunicações, ocorridas no ano passado e associadas ao grupo de ciberespionagem chinês Salt Typhoon.

Na altura, a CISA e o FBI confirmaram que hackers estatais chineses tinham comprometido múltiplas operadoras de telecomunicações, incluindo a AT&T, Verizon e Charter Communications, bem como outras empresas do setor em dezenas de países. Mais tarde, gigantes como a Comcast, Digital Realty e a empresa de comunicações por satélite Viasat também revelaram ter sido alvo da mesma campanha.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech