
A Dentsu, um gigante internacional da publicidade e relações públicas, revelou que a sua subsidiária norte-americana, a Merkle, foi vítima de um incidente de cibersegurança. O ataque resultou na exposição de dados confidenciais de funcionários e clientes, obrigando a empresa a desligar preventivamente alguns dos seus sistemas para mitigar os danos.
Num comunicado oficial, a Dentsu confirmou ter detetado "atividade anormal" numa parte da rede da Merkle, que lidera a área de Gestão da Experiência do Cliente (CXM) do grupo. "Iniciámos imediatamente os nossos procedimentos de resposta a incidentes, encerrámos proativamente certos sistemas como medida de precaução e tomámos medidas rápidas para minimizar o impacto", explicou a empresa.
Um ataque com impacto em gigantes da indústria
A Merkle é uma agência de marketing baseada em dados com uma forte presença na América do Norte, EMEA e APAC. Com 16.000 funcionários e uma receita anual que ronda os 2 mil milhões de dólares, a empresa conta com uma carteira de clientes de peso, que inclui nomes como Nestlé, American Express, Intel, Microsoft, P&G, 7-Eleven, Burger King, Subway, Heineken e Hilton.
A Dentsu já confirmou que, durante o ataque, foram extraídos ficheiros da rede da Merkle. Um porta-voz afirmou que "uma análise desses ficheiros determinou que continham informações relativas a alguns clientes, fornecedores e funcionários atuais e antigos". A empresa está atualmente no processo de notificar todos os indivíduos e entidades afetadas.
Dados pessoais dos funcionários foram expostos
Segundo um relatório do DecisionMarketing, um memorando interno circulou entre os colaboradores da Merkle a informar que os seus dados bancários, salariais, números de segurança social e informações de contacto pessoal tinham sido expostos na sequência da fuga de dados.
A investigação para determinar a escala total do incidente e o seu impacto completo ainda está a decorrer, com o auxílio de serviços de resposta a incidentes de terceiros. A empresa-mãe Dentsu assegurou que os seus sistemas de rede no Japão não foram afetados, embora admita que o incidente deverá ter "algum impacto financeiro" nas suas operações.
Até ao momento, nenhum grupo de ransomware reivindicou a autoria deste ciberataque.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!