1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

auchan hacker

A Auchan, multinacional francesa de retalho, confirmou ter sido vítima de um ciberataque que resultou na exposição de dados pessoais de centenas de milhares de clientes dos seus programas de fidelização. A empresa já está a notificar os utilizadores afetados sobre o incidente.

Dados da conta de fidelização foram comprometidos

Numa notificação enviada aos clientes, a Auchan explica que o ataque permitiu o acesso não autorizado a diversas informações ligadas às contas de fidelização. Entre os dados expostos encontram-se nomes completos, moradas postais, endereços de email, números de telemóvel e o número do cartão de fidelização.

A empresa fez questão de sublinhar que informações financeiras sensíveis, como dados bancários, palavras-passe ou códigos PIN dos cartões, não foram comprometidas durante o incidente de segurança. Um representante da Auchan, em declarações à imprensa francesa, confirmou que "várias centenas de milhares" de clientes foram impactados.

Auchan alerta para tentativas de phishing

Seguindo os procedimentos legais, a Auchan notificou a autoridade francesa de proteção de dados (CNIL) sobre a violação. A empresa aconselha todos os clientes a manterem-se vigilantes contra possíveis tentativas de phishing que possam usar os dados roubados para criar mensagens fraudulentas e credíveis.

A retalhista reforça que nunca solicitará, seja por email, SMS ou chamada telefónica, dados de login, palavras-passe ou o código PIN do cartão de fidelidade. "Se receber uma mensagem deste tipo, não clique em nenhuma ligação, não ligue para o número indicado e ignore a informação, pois é muito provavelmente uma tentativa de phishing", alerta a empresa.

mensagem da empresa

Este ataque junta-se a uma série de incidentes de segurança que têm afetado grandes empresas em França recentemente, como a Air France, KLM, Orange e Bouygues Telecom. No entanto, segundo as informações do Le Monde e do ZATAZ, até ao momento não existem provas que liguem estes ciberataques ou que sugiram uma campanha coordenada.

Por agora ainda se desconhece se este ataque terá afetado dados de utilizadores em Portugal, sendo que a informação aparenta dizer respeito apenas à sede da empresa em França.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech