
O WhatsApp continua a trabalhar para se tornar uma plataforma mais completa e segura. Além dos testes para a interoperabilidade com outras apps (uma exigência da UE) e da chegada dos nomes de utilizador, a empresa foca-se agora em resolver uma das queixas mais antigas: as mensagens irritantes de números que não estão na sua lista de contactos.
O fim da confusão no ecrã principal
A novidade foi descoberta na mais recente versão beta do WhatsApp para Android, conforme detalhado pelo WABetaInfo. A aplicação vai passar a incluir uma nova opção nas definições de privacidade que lhe dará mais controlo sobre quem o pode contactar.
Atualmente, a opção padrão é "Todos", o que significa que qualquer pessoa com o seu número de telemóvel pode enviar-lhe uma mensagem que aparece diretamente no seu ecrã principal de conversas. Em breve, poderá escolher a opção "Apenas contactos".

Uma "caixa de pedidos" ao estilo do Instagram
Se ativar este novo filtro, as mensagens de números desconhecidos deixarão de o incomodar. No entanto, elas não são apagadas. Tal como já acontece no Instagram, o WhatsApp irá movê-las para uma caixa de entrada separada, que se deverá chamar "Solicitações".
Dentro desta nova pasta, o utilizador poderá ver o conteúdo da mensagem, o nome e a fotografia de perfil do remetente, decidindo depois se quer ou não interagir. Se optar por responder, a conversa será automaticamente movida para a sua lista de chats principal.
Esta é uma excelente notícia para combater o spam e as tentativas de burla. A par desta novidade, o WhatsApp tem vindo a testar outras opções de segurança , como a "segurança rígida" que o protege de contactos desconhecidos e ajuda a esconder o seu endereço IP.
Para já, a nova funcionalidade de filtragem está em testes na versão beta e ainda não há uma data oficial para ser disponibilizada a todos os utilizadores.