
A Google anunciou no seu blog oficial que está a começar a implementar o Gemini no Google TV Streamer, substituindo o Google Assistant (Assistente Google). A gigante tecnológica diz que a mudança permitirá aos utilizadores usar a voz de forma mais natural para aceder a conteúdos e obter respostas mais completas.
Pesquisas que realmente entendem o que quer
A grande vantagem do Gemini é a sua capacidade de compreender pedidos de voz mais complexos ou vagos. A Google partilhou vários exemplos de como isto facilitará a descoberta de conteúdos.
Em vez de pedir um género específico, um utilizador pode agora dizer algo como: "Eu gosto de dramas, mas a minha mulher gosta de comédias. Que filme podemos ver juntos?".
Para quem está a regressar a uma série depois de uma pausa, pode simplesmente perguntar: "O que aconteceu no final da última temporada de Outlander?". A Google deu ainda outro exemplo de pesquisa conversacional, como: "Qual é o novo drama hospitalar de que toda a gente está a falar?".
Mais do que apenas filmes e séries
A Google salienta que o Gemini na TV vai além do entretenimento. Os utilizadores podem fazer qualquer outro tipo de pergunta, tal como fariam no telemóvel.
Por exemplo, é possível trazer a aprendizagem para a sala de estar, pedindo ao Gemini para "Explicar ao meu filho do terceiro ano porque é que os vulcões entram em erupção". O assistente de IA pode também guiar os utilizadores através de projetos de bricolage ou receitas, recorrendo a vídeos do YouTube.
Como aceder e quando chega
Para aceder ao Gemini no Google TV Streamer, basta premir o botão do microfone no comando. A Google informa que a atualização está a ser implementada "ao longo das próximas semanas" para utilizadores com 18 anos ou mais.
Esta mudança não é uma surpresa, pois faz parte do plano mais vasto da Google para substituir o Assistente pelo Gemini em todos os seus dispositivos e plataformas. A empresa já tinha anunciado na CES, em janeiro, que o Gemini chegaria à Google TV este ano.
Em setembro, foi anunciado para dispositivos TCL selecionados, e espera-se que chegue ainda este ano aos modelos Hisense U7, U8 e UX de 2025, bem como aos TCL QM7K, QM8K e X11K. O Gemini está também disponível no dispositivo de streaming Walmart onn 4K Pro.