
A OpenAI está a transformar a forma como interagimos com a inteligência artificial, tornando a experiência mais colaborativa. A empresa iniciou um projeto-piloto que introduz conversas de grupo no ChatGPT, permitindo que múltiplos utilizadores participem num chat partilhado onde o assistente de IA também marca presença.
Colaboração em tempo real com IA
Esta nova funcionalidade foi desenhada para facilitar o planeamento entre amigos, familiares ou colegas de trabalho, permitindo discutir ideias ou tomar decisões em tempo real. O motor por trás destas interações é o sistema GPT-5.1 Auto. Esta tecnologia seleciona automaticamente o modelo mais adequado para cada resposta, baseando-se no nível de subscrição do utilizador específico que invoca a IA, suportando os planos Free, Go, Plus ou Pro.
O assistente pode participar na conversa quando é diretamente abordado ou intervindo com base no contexto, sendo até capaz de reagir com emojis. Além disso, a IA pode utilizar as fotos de perfil dos participantes para gerar imagens personalizadas mediante pedido.
Privacidade e funcionalidades completas
A privacidade continua a ser um pilar central. A empresa esclarece que os chats de grupo são estritamente separados das conversas privadas e, crucialmente, a memória pessoal que o ChatGPT tem de cada utilizador nunca é partilhada com os restantes membros do grupo.
Em termos de utilidade, todas as funcionalidades principais estão disponíveis neste formato colaborativo, incluindo a pesquisa na web, o carregamento de ficheiros e imagens, a geração de imagens e o ditado. No que toca aos limites de utilização, estes aplicam-se apenas quando a IA gera uma resposta e descontam unicamente da quota do utilizador que fez o pedido.
De momento, esta experiência piloto está disponível na web e em dispositivos móveis apenas para utilizadores na Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia e Taiwan, segundo informou a OpenAI.