1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Snapdragon 8 Elite Gen 6: GPU define a fronteira entre a versão base e a Pro
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Snapdragon 8 Elite Gen 6: GPU define a fronteira entre a versão base e a Pro em Sex 28 Nov 2025 - 7:22

DJPRMF

Snapdragon 8 Elite

A Qualcomm parece estar a preparar uma estratégia bifurcada para a sua próxima geração de processadores de topo, prevista para 2026. Novas informações sugerem que o futuro Snapdragon 8 Elite Gen 6 chegará ao mercado em duas versões distintas, onde a unidade de processamento gráfico (GPU) será o principal fator de diferenciação entre o modelo padrão e a variante Pro.

Desempenho gráfico e especificações técnicas

Segundo os rumores mais recentes, a versão base do Snapdragon 8 Elite Gen 6 não contará com suporte para a nova memória RAM LPDDR6 e utilizará uma GPU diferente da que equipará o modelo Pro. Esta distinção visa criar uma separação clara entre as duas ofertas, permitindo à marca atingir diferentes segmentos do mercado premium.

Numa publicação recente na rede social chinesa, o conhecido leaker Digital Chat Station comentou detalhes sobre a componente gráfica deste novo chip. Embora não tenha revelado especificações técnicas exatas, a fonte afirmou que o desempenho da versão base será, como esperado, inferior ao da variante Pro. No entanto, o informante mostrou-se otimista, notando que, mesmo nesta versão mais "modesta", o desempenho deverá superar o do recém-lançado Snapdragon 8 Gen 5.

A corrida aos 2nm e nova arquitetura de CPU

Apesar das diferenças gráficas, ambas as plataformas partilham características fundamentais. O destaque vai para a adoção do processo de fabrico de 2 nanómetros (nm) da TSMC, um salto tecnológico importante para a eficiência e performance. Além disso, espera-se uma mudança na estrutura do processador, com a adoção de um novo cluster de CPU no formato "2 + 3 + 3", abandonando a configuração "2 + 6" utilizada anteriormente.

mensagem do leaker sobre Snapdragon 8 Elite Gen 6

Ainda subsistem dúvidas sobre se o chip utilizará o nó "N2" ou o mais avançado "N2P" da fundição taiwanesa. Algumas fontes sugerem que tanto a Qualcomm como a MediaTek deverão migrar para o processo mais recente para não perderem terreno face à Apple, mesmo que a variante N2P ofereça apenas um ganho de desempenho marginal, na ordem dos 5%, em comparação com o N2.

Contudo, outras vozes da indústria, como o informante Fixed Focus Digital, acreditam numa paridade tecnológica, prevendo que os futuros chips A20 da gigante de Cupertino, o Dimensity 9600 e a nova família Snapdragon utilizarão todos o mesmo processo base "N2".

Estratégia de mercado e preços

Esta aposta em duas variantes pode fazer parte de uma estratégia da Qualcomm para expandir a sua quota de mercado e competir mais agressivamente com a MediaTek em 2026.

As previsões indicam que o Snapdragon 8 Elite Gen 6 base deverá equipar smartphones numa faixa de preço a rondar os 565 dólares (aproximadamente 530 euros). Por outro lado, a versão Pro terá um custo de produção significativamente mais elevado, superando o custo por unidade do Snapdragon 8 Elite Gen 5, que se situa nos 280 dólares (cerca de 260 euros), o que certamente se refletirá no preço final dos dispositivos mais apetrechados.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech