1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Vendas da Tesla caem pelo segundo ano consecutivo e BYD assume a liderança global
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Vendas da Tesla caem pelo segundo ano consecutivo e BYD assume a liderança global em Sex 2 Jan 2026 - 17:03

DJPRMF

Tesla no meio da estrada

A gigante norte-americana dos veículos elétricos enfrenta um cenário desafiante, registando uma queda nas vendas anuais pelo segundo ano consecutivo. O ano de 2025 confirmou a tendência de arrefecimento para a fabricante liderada por Elon Musk, pressionada pelo fim de importantes incentivos fiscais nos Estados Unidos e pelo crescimento agressivo da concorrência, especialmente vinda da China.

Números vermelhos e o fim dos incentivos

De acordo com os dados divulgados pela empresa, a Tesla entregou 1,63 milhões de veículos a nível global em 2025, o que representa uma queda de 9% face aos 1,79 milhões registados em 2024. Este declínio foi particularmente acentuado no quarto trimestre, onde as vendas se fixaram nas 418.227 unidades, uma descida de 15,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, um valor que ficou muito aquém das expectativas dos analistas e que levou a uma queda superior a 2% nas ações da empresa na abertura do mercado após o Ano Novo.

Um dos principais fatores apontados para este desempenho negativo foi a eliminação do incentivo fiscal federal de 7.500 dólares nos Estados Unidos. Este corte parece ter tido um impacto imediato e severo no comportamento dos consumidores. Curiosamente, o terceiro trimestre tinha registado um recorde de vendas com 497.099 veículos, impulsionado precisamente por uma corrida aos stands por parte dos consumidores que tentaram adquirir os seus elétricos antes que o benefício fiscal desaparecesse. Desde então, e apesar dos esforços da Tesla para atrair compradores, os números recuaram significativamente.

A ascensão da concorrência e o futuro na IA

A perda de fulgor da Tesla no mercado global é indissociável da ascensão meteórica das fabricantes chinesas. A BYD consolidou a sua posição como líder mundial de vendas de veículos elétricos, tendo entregue 2,26 milhões de unidades em 2025, ultrapassando largamente a marca americana. Embora a Tesla mantenha uma presença forte, a sua quota de mercado na Europa e na China tem vindo a ser erodida por estes novos competidores, apesar de, nos Estados Unidos, as marcas chinesas estarem impedidas de vender os seus veículos.

tesla em funcionamento

Perante este cenário de vendas em declínio, a estratégia da empresa parece estar a mudar. O CEO Elon Musk tem procurado reorientar o foco da companhia, afastando-se do modelo de negócio tradicional de fabrico e venda de automóveis para apostar fichas na inteligência artificial e na robótica. O recente "Master Plan IV" da empresa descreve um ecossistema de produtos sustentáveis, desde transportes a geração de energia e armazenamento, sob o lema da "abundância sustentável". No entanto, a realidade financeira continua a ditar que o fabrico de automóveis é o motor da empresa, tendo gerado 21,2 mil milhões de dólares dos 28 mil milhões de receita total registados no terceiro trimestre.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech