1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Receitas de aplicações móveis disparam em 2025 apesar da queda nos downloads
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Receitas de aplicações móveis disparam em 2025 apesar da queda nos downloads em Qua 14 Jan 2026 - 23:07

DJPRMF

App Store da Apple

O mercado das aplicações móveis viveu um ano de paradoxos em 2025. Enquanto o número de vezes que os utilizadores carregaram no botão de "instalar" diminuiu pelo quinto ano consecutivo, o dinheiro gasto dentro dessas mesmas apps atingiu novos máximos históricos. A economia das subscrições parece ter vindo para ficar, compensando largamente a estagnação na aquisição de novos utilizadores.

Segundo o relatório anual da Appfigures, os downloads globais combinados na App Store e na Google Play fixaram-se nos 106,9 mil milhões, uma descida de 2,7% face ao ano anterior. No entanto, as receitas geradas pelos consumidores deram um salto impressionante de 21,6%, alcançando uns estimados 155,8 mil milhões de dólares (aproximadamente 148 mil milhões de euros).

A era das subscrições e compras in-app

Estes dados revelam uma mudança fundamental na estratégia dos programadores e editoras. O foco deixou de ser apenas o volume de instalações para passar a ser a rentabilização da base de utilizadores existente. O sucesso em convencer os utilizadores a realizar compras dentro das aplicações ou a ativar subscrições recorrentes tem sido a chave para este crescimento financeiro, mesmo num cenário onde a captação de novos utilizadores é cada vez mais difícil.

Embora muitos consumidores possam não apreciar o facto de quase todas as apps terem agora um modelo de subscrição ou microtransações integradas, este modelo provou ser um caminho mais sustentável para a indústria. Esta mudança impulsionou também todo um ecossistema de empresas de suporte, como a plataforma de gestão de subscrições RevenueCat e a startup Appcharge, focada na monetização de jogos, que levantaram rondas de investimento significativas no último ano. A Liftoff Mobile, especializada em marketing de apps, apresentou mesmo um pedido para uma oferta pública inicial (IPO).

Aplicações ultrapassam jogos na carteira dos utilizadores

Outra tendência marcante de 2025 foi a perda de hegemonia dos jogos móveis como o principal motor de receita. Os consumidores gastaram cerca de 72,2 mil milhões de dólares (68 mil milhões de euros) em jogos, o que representa 46% do total gasto. Embora este valor represente um crescimento de 10% ano após ano, foi largamente superado pelo setor das aplicações de "não-jogos".

As apps de produtividade, entretenimento e utilitários viram os gastos dos consumidores disparar 33,9%, atingindo os 82,6 mil milhões de dólares (78 mil milhões de euros). Isto confirma que o smartphone é cada vez mais visto como uma ferramenta de serviços pagos e não apenas uma consola de jogos casual.

O fim do "boom" da pandemia

Os números de 2025 confirmam também o arrefecimento definitivo após o pico registado durante a pandemia. Depois de atingir um máximo histórico de 135 mil milhões de instalações em 2020, o volume de downloads tem vindo a cair consistentemente. O valor deste ano, 106,9 mil milhões, fica abaixo dos 109,8 mil milhões registados em 2024.

O setor dos jogos móveis foi o mais afetado por esta quebra de interesse, com os downloads a caírem 8,6% para os 39,4 mil milhões. Em contrapartida, as restantes aplicações mantiveram-se praticamente estáveis, registando um ligeiro aumento de 1,1% no número de instalações. O mercado norte-americano seguiu uma tendência semelhante, com um aumento de gastos de 18,1%, apesar de uma queda de 4,2% no volume de downloads.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech