1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

AMD tem CPUs com processador gráfico integrado

Os primeiros processadores da AMD com GPU (Graphics Processing Unit) integrado têm o nome de código LIano e Ontario. São, na realidade, os primeiros chips da AMD a resultarem da arquitectura Fusion, que pretende integrar tecnologia AMD e ATI.

Segundo o site Xbitlabs, a AMD começou a enviar processadores de teste da série LIano para os seus principais parceiros. Estes CPUs destinam-se a portáteis, o principal mercado dos CPUs com GPU integrado, já que estas soluções tendem a poupar energia e levam à diminuição do número de componentes dos computadores.

Os LIano incluem quatro núcleos de processamento (quad core), com um consumo energético de 2,5 a 25 watts e foram desenhados para ultrapassar os 3 GHz de frequência. A AMD promete que estes processadores vão apresentar uma elevada eficiência energética graças à mudança dinâmica das frequências e da utilização dos vários núcleos em função das necessidades.

O processador gráfico integrado pertence à família Radeon HD 5000, o que significa que tem suporte integral para o DirectX 11.

Apesar de já estarem disponíveis para os parceiros, os LIano só vão entrar em produção em série lá para o final de 2010.

A AMD está também a trabalhar numa outra linha de processadores Fusion, com o nome de código Ontario. São soluções dual core de baixo consumo energético para o mercado dos computadores muito compactos (tablets, por exemplo).

Recorde-se que a Intel já comercializa processadores com GPU integrado, os Core i3/i5 e algumas versões do i7 para portáteis.
Fonte Exame informática







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech