Segundo um estudo realizado pela empresa Pew Internet, a grande maioria dos utilizadores da Internet revela-se preocupado com as informações pessoais que são ou possam ser partilhadas na rede.
O estudo, citado pelo portal CNET, revela que, em 792 utilizadores diários da Internet, cerca de 50% revela-se preocupado com a divulgação de informações pessoais, como datas de nascimento, fotos, vídeos ou números de telefone.
Em comparação, num estudo similar realizado em 2009, este valor atingia apenas os 30%.
O estudo revelou ainda que 86% dos entrevistados utilizam medidas para proteger a privacidade na Internet, entre os quais se destacam a utilização de proxys anónimos, a limpeza dos cookies e a encriptação das mensagens de email.
59% dos utilizadores consideram que não é possível permanecer-se totalmente anonimo na Internet, enquanto que 68% considera que as leis respeitantes à privacidade online não são totalmente explicitas ou completas.
Por fim, 21% dos entrevistados revelam que tiveram as suas contas de email e nas redes sociais acedidas indevidamente, 12% que já foram assediados online e 6% que já tiveram danos na reputação devido ás partilhas indevidas de informações pessoais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!