1. TugaTech » Programação, Scripts e Webmasters » Programação, Scripts e Webmasters

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1 Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Sex 20 Dez 2013 - 1:58

Aprendiz

Avançado
avatar

Olá novamente TugaTech!

Como amante de tudo sobre jogos, quero estar por trás de um browser game que irei criar como projeto juntamente com alguns amigos. No entanto e até que esteja tudo pronto, queria saber o que é que preciso saber (eu sei, muito para aprender eheheh) para estar pronto para abrir o site, implementar o jogo no site e partindo daí dar o suporte necessário conforme o jogo evoluir.

 

Decidi que caso isto vá para a frente que farei de tudo para escolher ser cliente Host TugaTech para ajudar este fórum Smile

 

Estamos portanto perante um conjunto de pessoas que pouco ou nada sabe sobre sites, servidores e/ou a implementação de programas nestes... E por cima disto, na lista do que não sei temos:

-Não sei que tipo de plano preciso, se simples alojamento web se um servidor dedicado...

-Quais as diferenças entre os dois mencionados acima e como se relacionam com o browser game

-Como mascarar os links para não estar sujeito a traquinices dos utilizadores como SQL injections e coisas parecidas... (pelo menos faz sentido que isto aconteça num browser game)

-Como estabelecer uma ligação https (ou algo mais seguro que o normal)

 

 

Por enquanto é isto e conforme chegarem as respostas colocarei aqui as perguntas resultantes das respostas fornecidas

 

Obrigado desde já pela disponibilidade,

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

 

Em primeiro lugar, o Host TugaTech e o TugaTech (fórum) não são relacionados.

São dois projectos diferentes entre si e não deve ser confundida a relação com o nome. Wink

 

Em todo o caso, para a sua questão, pelo que refere aparenta não possuir conhecimentos neste campo. Não é por um forum ou pela leitura de "guias" pela internet que vai aprender como utilizar um servidor e/ou criar um jogo online.

Primeiro, pelo que descreve, necessita de um servidor dedicado (ou VPS), pois irá necessitar de recursos fixos para a utilização de um servidor de jogos e/ou criação de uma boa base para o jogo.

 

Neste aspecto deve ter em mente, logo ao inicio, o preço. Um bom servidor para o que pretende tanto pode variar entre os 20 e os 500 ou mais euros (por mês). E isto fora extras como IPs adicionais, certificados SSL,etc.

Possui investimento, a longo prazo, para manter o servidor online? Note que deve pensar a longo prazo, não apenas nos primeiros meses, pois não compensa gastar dinheiro se for para ter um servidor ativo apenas 3-4 meses. Smile

 

Em seguida, um servidor dedicado/VPS é, basicamente, um computador. Possui conhecimentos para criar/gerir e realizar a manutenção do servidor/sistema? Novamente, não é pela leitura de guias ou por este (ou qualquer outro) fórum que vai "aprender" algo definitivo.

Os guias que encontra pela internet podem ajudar, mas deve sempre possuir conhecimentos para os utilizar. Smile

 

E, por fim, possui algum conhecimento de programação? É que não faz sentido estar a pensar criar um jogo se não possuir nenhuma base ou estudo de programação para tal.

 

Sei que pareço um pouco "desmotivador" (peço desculpa Smile ) mas se não possui conhecimento para fazer o que pretende, não sei como alguém pode ajudar nesse aspecto.

Se, neste momento, não sabe a resposta às perguntas que colocou na sua mensagem inicial, então dificilmente iria conseguir fazer algo ou compreender o que iria ser referido posteriormente...

 

Se termos "básicos" como ssh, root, su, vi, mkdir, cd e dir (linux) são apenas "letras" para si, então deve repensar bem no projecto.

 

As perguntas que colocou são do mais básico que existe neste campo e, se não sabe a resposta neste momento, torna-se complicado desde logo...

 

Novamente, sei que estou a ser um pouco "desmotivador", mas é mesmo o meu objectivo, para que pense bem no que pretende antes de continuar. Smile

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#3 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Sex 20 Dez 2013 - 11:11

Smeek

Avançado
avatar

Bom dia,

 

Em alternativa, caso pretenda desenvolver jogos, poderá começar por utilizar as ferramentas do Game Maker Smile

Caso esteja interessado, em evoluir mais tarde, poderá utilizar outras ferramentas avançadas para trabalhar com imagens 3D e etc

 

Abraços!

Ver perfil do usuário

#4 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Sex 20 Dez 2013 - 12:18

DJPRMF

Administrador
avatar

O Game Maker não será bem o que penso que seja aplicável aqui.

Trata-se de um jogo do navegador, não de a criação de um jogo para computadores (flash,aplicação,etc).

 

Penso que seja algo como um MMORPG


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#5 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Sex 20 Dez 2013 - 14:22

Aprendiz

Avançado
avatar

Olá,

 

@Smeek Bem eu estava mesmo a pensar fazer um browser game, que é distinto de um MMORPG.. O MMORPG inclui gráficos, habilidades, bonecos etc, enquanto que num browser game tudo é estático (dê uma olhada no Travian, OGame, Ikariam, ...)

 

@DJPRMF

 

Como disse, todas estas ideias serão implementadas em grupo. A grande questão aqui é que essa parte está a ser deixada por trás e temo que seja porque mais ninguém consegue pegar naquilo e como pode imaginar também não quero ir com isto para a frente se pensar que está mesmo fora de questão.

Tendo um VPS parece-me um pouco mau porque, se a minha ideia de VPS está correcta, se estiver a acontecer muita coisa em simultâneo no node de hardware que suporta todas as máquinas virtuais, o meu servidor vai ficar lento, ao invés que se for dedicado, o problema não seria tão grave já que o downtime do servidor seria igual ao downtime do host, salvo updates e coisas parecidas (não estamos à espera de muitos, visto que queremos fazer um único lançamento, com tudo bem testado).

 

Estou a tirar engenharia informática (2ºano), portanto era um pouco mau se não soubesse programar. O grande problema é que não tenho quaisquer cadeiras que me ensinem o que o DJPRMF diz que não se aprende nos guias, nomeadamente toda a parte de servidores e hosting... Temos boas bases para criar programas, mas não é de todo o que quero... E era mesmo isso que eu queria aprender. Demore o que demorar.

De momento as linguagens em que domino são Java e C mas vou aprender C++, JavaScript, PHP e HTML.

O que não sei por agora é mesmo a sintaxe destas linguagens que vou aprender agora, também não é algo que por norma demore muito tempo a habituar-me...

 

Mas a programação é um pedaço pequeno neste grande projeto... O que mais me seria util seria conseguir uns tutoriais ou umas indicações para uns bons livros a comprar para aprender isto tudo.

Acredite DJPRMF, quero aprender. Só preciso é que me indiquem um bom manual ou recurso de onde possa retirar os meus conhecimentos e assim farei.

 

A nível dos preços tenho de confessar como é óbvio que estava à espera de menos... Não do preço mínimo mas nunca pensei que subisse até aos 500€ por mês, mas também imagino que seja para casos mais especiais, como por exemplo um dedicado para um MMORPG. Será que os dedicados para esse tipo de jogos são diferentes a nível de preço do que os que servem para alojar jogos de browser? Pelo menos na minha cabeça, estes são diferentes, já que as exigências para cada um deles também são.

É que se para um browser game sobe até aos 500€, então para um MMORPG até fujo a 7 pés eheheh

 

Voltando agora ao tópico e endereçando o seu comentário sobre o meu conhecimento sobre o linux, este é limitado mas novamente, se me guiassem até um bom manual, certamente não demoraria muito até dominar os conceitos que me indicou. De todos e sendo tão sincero quanto posso ser, ssh não é um conceito que domino (de longe).

 

Melhores Cumprimentos

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

#6 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Sex 20 Dez 2013 - 17:16

DJPRMF

Administrador
avatar

Vamos então por partes:

Um servidor VPS possui melhor relação custo/desempenho, permitindo obter recursos "dedicados" sem ser necessariamente um servidor dedicado.

De forma básica, é como refere. Ou seja, trocando por "miúdos", um servidor VPS encontra-se alocado dentro de um servidor dedicado, sendo que esse servidor dedicado pode conter múltiplos servidores VPS.

 

É verdade que, caso ocorra algum problema com o servidor hospedeiro, os servidores VPS neste também terão problemas. No entanto os casos em que uma VPS afecta outra VPS dentro do mesmo servidor são raros (dependendo de cada caso e da forma como é realizada a virtualização do servidor).

O principal aspecto a ter em conta é optar por uma empresa que não se encontra a sobrecarregar os servidores hospedeiros com mais VPSs do que o servidor aguenta e, obviamente, inspire confiança. Escolha atentamente a empresa antes de adquirir.

Certifique-se igualmente que recursos como a memoria são dedicados para si e não partilhados.

 

Se o que pretende é um servidor para jogos no navegador (similar a tibia e afins), então um servidor VPS deverá ser mais do que suficiente (pelo menos para o inicio).

 

Um servidor dedicado será algo mais avançado e, neste caso, penso que nem seja necessário.

Os preços que referi são bastante relativos. Os valores dependem, obviamente, das características dos servidores.

Um servidor com características de topo (processador,ram,etc) será bastante mais caro do que outro mais "reduzido".

 

Nestes casos, quanto mais desempenho e características necessitar, mais caro será o servidor. Referi os 500 euros como um "máximo" teórico de um servidor de topo atual, mas pode ser bem mais caro! E não me encontrava a especificar para o seu caso em concreto, mas sim de uma forma geral Smile

 

Deve também ter em conta que não existem "servidores para jogos de browser" e afins. Tudo depende das características técnicas e performance que necessita.

Novamente, trocando por "miúdos", um servidor dedicado é basicamente um computador. Quando escolheu o seu computador pessoal é provável que tenha escolhido alguns componentes adequados ao que pretende. Por exemplo,a  gráfica melhor para jogos atuais, ou mais espaço em disco...

Um servidor dedicado não é diferente. "Escolhe" os componentes/servidor, consoante o que pretenda (mais espaço em disco para longas bases de dados e ficheiros, mais ram ou mais processamento,etc...), não por ser destinado para isto ou aquilo necessita "destas" caractristicas Smile

 

Obviamente, pode começar por algo mais "reduzido" em termos de performance/preço e, com o tempo, evoluir para algo mais elevado. No entanto não se esqueça de pensar no futuro...

Não compensa comprar hoje um servidor dedicado de 20 e poucos euros e, passados dois ou três meses, ter de o substituir porque este já não "aguenta". Somente iria encontrar-se a desperdiçar tempo e dinheiro. Smile

 

Quanto aos conhecimentos, para o que pretende será crucial, sobretudo, PHP, HTML, javascript, css e MySQL (assim por alto, pois pode necessitar de mais). E isto sem contar com conhecimentos do sistema operativo, para a gestão do servidor.

Os guias que encontra pela internet são mais um complemento. Pessoalmente não considero estes "guias" como algo a utilizar para aprender "de raiz", pois não estaria propriamente a aprender... E, muitos destes guias, não são propriamente para ensinar, mas sim para indicar o que fazer, sem explicarem nada (ou quase).

Estaria mais a "ler" e "fazer" do que "aprender". Mas isso é discutível.

 

Vamos exemplificar:

Imaginemos que lhe davam um avião para as mãos para o arranjar, mas a aviação não é a sua área. Ia a Internet e encontra um guia que explica como arranjar o avião.

Arranjava-o e, no final, este até ficava a funcionar.

Mas agora pergunto: Aprendeu alguma coisa? Conseguia voltar a repetir o processo (com ou sem guia)? E ficou realmente "arranjado" ?

É basicamente o mesmo aplicado para o seu caso em especifico. Smile

 

Eu até poderia sugerir vários livros, mas se verificar numa livraria como a Bertrand, Porto Editora ou mesmo a FNAC, existem vários livros técnicos que pode utilizar para começar a aprender. É uma questão de procurar na sua região. Wink


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#7 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Sex 20 Dez 2013 - 18:36

Aprendiz

Avançado
avatar

Obrigado pela sua resposta DJPRMF. Não sabia que era possível esconder nas entrelinhas que se partilhava a memória de um VPS, porque presumo que seja informação que tenha de estar bem visível.

Como é que posso saber se uma empresa está ou não a sobrecarregar os seus servidores dedicados com demasiados VPS's?

 

A questão aqui é que eu quero aprender de raiz, como mencionou. E o problema é que eu posso tentar procurar alguns títulos e se tiver sorte de entre 3 compras encontrar um que mereça o dinheiro que gastei nele, mas pensei que, já que tem algumas sugestões em mente, estas certamente serão mais acertadas que as minhas já que possui conhecimentos que eu não possuo, e pode já ter-se deparado com estes livros anteriormente.

Suponho que, visto já ter dito que irei aprender bastantes das linguagens que mencionou poderia retirar os títulos que eventualmente fosse incluir que tratassem apenas destas temáticas.

 

Agradecia as ditas sugestões como complemento para leitura durante as férias Wink

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

#8 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Sab 21 Dez 2013 - 10:03

DJPRMF

Administrador
avatar

Bom, numa primeira fase, não sabe. É impossivel, para o cliente, saber se a empresa se encontra a sobrecarregar os servidores sem ter experimentado.

No entanto pode (e deve-se) basear pelos feedbacks e qualidade em geral da empresa. Verifique os contactos e faça questões. Se necessário coloque a pergunta se a empresa é fiável aqui no TugaTech. Smile

 

Quanto aos livros, eu pessoalmente gosto de me dirigir, de vez em quando, à Bertrand aqui na minha zona. Possuem bons livros técnicos no geral.

Procure também livros da editora FCA neste tema. Uma grande maioria dos que possuo são desta e estão bem editados, precisos e completos. Smile


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#9 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Sab 21 Dez 2013 - 16:49

Aprendiz

Avançado
avatar

Estive a dar uma olhada no site da editora FCA, e estive a ver os títulos que por lá andavam...

De todos, julgo que o que se destacou mais no âmbito do que estou a tentar fazer foi:

-Gestão de Sistemas e Redes em Linux ISBN 978-972-722-784-6 Autor Jorge Granjal

 

Estou no caminho certo? Já experimentou?
 

 

EDIT: encontrei ainda outro que me pareceu ser bastante enquadrado no que estamos a fazer, por Carlos Eduardo Marimoto chamado "Servidores Linux - Guia Prático", e faço uma pequena citação da sinopse:

" [...] No livro, você aprenderá a configurar tanto servidores de rede local quanto servidores dedicados, incluindo a configuração do Squid, Samba, Apache, SSH, LTSP, Postfix, Iptables, Bind, Quota e outros serviços. [...]"

 

 

Vou pensar um pouco mais no assunto e sobre qual devo optar, farei um update ao post quando tiver opinião formada.

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

#10 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Sab 21 Dez 2013 - 22:20

DJPRMF

Administrador
avatar

O titulo que referiu é bom para iniciar.

 

Poderá também ter interesse noutros dois:

http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-701-3

http://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-695-5

 

O primeiro será mais para conhecer um pouco melhor o sistema linux.

Já o segundo recomendo para aprender um pouco mais de redes e afins. Conjugando os três fica com um bom conjunto para começar. Wink


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#11 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Dom 22 Dez 2013 - 16:18

Aprendiz

Avançado
avatar

Muito obrigado (de novo) DJPRMF!

Tenho muito que ler! Actualizarei o post quando houver mais novidades.. Smile
 

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

#12 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Dom 22 Dez 2013 - 20:40

DJPRMF

Administrador
avatar

Custa um pouco a pagar, mas o conhecimento adquirido compensa. Smile

E boa sorte! Wink


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#13 Re: Criação de um site - Powered by TugaTech? - em Qui 26 Dez 2013 - 16:36

Aprendiz

Avançado
avatar

Venho dar seguimento à história. Como não se tratam de jogos nem outro tipo de leitura que se possa considerar como elemento de distracção, o Pai Natal foi bastante generoso e recebi o Linux - Curso Completo e o Gestão de Sistemas e Redes em Linux como prenda

 

Vou ainda adquirir adicionalmente os livros Servidores Linux e Administração de Redes Informáticas visto que além de serem fonte de conhecimento poderei usá-los como referência futuramente, como dito pelo DJPRMF.

 

Como comentário à sua primeira sugestão (Linux - Curso completo), foi naturalmente o livro que comecei a ler primeiro e digo-lhe que está um mundo inteiro dentro do livro! Estou a aprender coisas que nem imaginava serem possíveis e tenho-lhe a agradecer por isso.

Operações como criar pastas em qualquer que seja o directório demoram agora uns segundos em vez de ser uns minutos à procura da pasta certa Very Happy

Isto com 25/575 páginas lidas xD

Ver perfil do usuário http://goncalotomas.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech