1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Nof

Avançado

Maior feira mundial de invenções e do ‘faça você mesmo’ chega a Lisboa Lisbon_MMF_logos_square_medium

O SAPO, a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Lisboa vão trazer até Lisboa a mais conceituada feira de invenções e criatividade dedicada a makers, através de um evento que já conta com centenas de edições em todo o mundo. A ; Maker Faire é uma montra de criatividade e inovação e vai realizar-se entre 19 a 21 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento.

Com um conceito apresentado pela primeira vez no nosso país, a Maker Faire tem como objetivo de fomentar o trabalho desenvolvido por Makers - entusiastas de tecnologia, artesãos, mecânicos, cientistas ou curiosos – sempre acompanhado de uma vertente prática, promovendo um ponto de encontro para troca de experiências, contactos e informação. Os Makers são entusiastas de DIY/DIT (do it yourself/do it together) com interesse ativo na partilha de conhecimento e informação, que constroem algo que precisam ou que apreciam criar (em vez de consumir) e aprender com essa experiência.

 

O evento vai decorrer ao longo de três dias, em que o primeiro dia (19 de setembro) está reservado aos participantes com palestras e workshops, com diversas iniciativas e atividades relacionadas com inovação, internet e tecnologia. Aexposição para o  público em geral, dos projetos selecionados, terá lugar nos dois dias seguintes (20 e 21 de setembro).

 

As candidaturas para participar no evento decorrem até ao dia 31 de julho e estão disponíveis através do site http://makerfaire.things.pt/pt/makers.html,. Todas as candidaturas serão analisadas por um grupo de Curadores formado por: André Almeida (Cofundador da Artica, empresa de computação criativa em Portugal); Celso Martinho (Diretor e Cofundador do SAPO); Eduardo Pinto (Responsável pelos departamento de inovação e R&D no SAPO); Ferdinand Meier (Engenheiro Mecânico e trabalha da fablab EDP Lisboa); Filipe Valpereiro (Fundador da InMotion, empresa que promove e vende open-hardware como o Raberry Pi); Francisco Mendes (Criador da primeira impressora 3D em Portugal); Gonçalo Lopes (Trabalhou na YDreams onde foi um dos arquitetos da YVision e está atualmente no Programa de Doutoramento em Neurociência da Fundação Champalimaud); Hugo Silva (Cofundador do PLUX, empresa que opera no campo dos dispositivos médicos para cuidados de saúde e qualidade de vida); Leonel Alegre (Colaborador da Ciência Viva e gere projetos de comunicação de ciência); Mário Saleiro (Cofundador do eLab Hackerspace em Faro e autor do Blog The Bit Bang Theory) e Maurício Martins (Fundador e dono da Leds&Chips e da DVPT, empresa online que presta serviços de computação física e eletrónica).

 

A Maker Faire original foi organizada em San Mateo na Califórnia, e em 2014 celebrou o seu nono evento anual com mais de 1000 participantes e 120.000 visitantes. A primeira White House Maker Faire realizou-se há menos de um mês, na Casa Branca em Washington, e contou com a presença do Presidente dos EUA,Barack Obama. Na ocasião Barack Obama sublinhou a importância do conceito “faça você mesmo” indicando ser este o caminho e que esses projetos são exemplos de uma revolução que está a acontecer na indústria americana, que permite na próxima década a criação de mais indústrias e maior empregabilidade.

 

Saiba mais sobre a Maker Faire Lisboa

Saiba mais sobre a White House Maker Faire

Saiba mais sobre a Maker Faire

Fonte: Portugal Telecom

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech