A PT acaba de migrar todos os dados referentes ao negócio móvel para o seu Data Center na Covilhã, numa operação exigente de consolidação dos seus diferentes sistemas, otimização de recursos e redução de custos. Os dados transferidos para o Data Center na Covilhã provêm do Data Center do edifício Marconi, em Lisboa, e abrangem mais de 500 servidores e 610 terabytes de informação.
Esta iniciativa, à qual estiveram alocados cerca de 160 colaboradores PT, materializa uma estratégia de racionalização de recursos, diminuição de custos e garantia de poupanças significativas ao nível energético decorrentes da consolidação de sistemas e da libertação de espaço. No total, verificou-se uma taxa de consolidação de espaço de 66%, tendo sido ainda assegurada a virtualização de mais de 80% dos servidores.
De notar que o negócio móvel da PT engloba mais de 7.300 milhões de clientes, gera um tráfego diário de dezenas de milhares de carregamentos, envolve contacto direto com clientes em mais de 260 lojas em todo o país e interações diretas no call center materializadas em milhares de chamadas por dia. Independentemente da complexidade e do nível de risco da operação, todos os serviços PT continuaram a funcionar sem qualquer disrupção, tendo ficado assegurada uma experiência de cliente o mais próxima possível da normalidade.
As fases que garantiram o sucesso da operação
Foram aproximadamente 8 meses de planeamento, em que a primeira etapa foi de assessment, durante a qual foi feito o levantamento de todos os sistemas e das aplicações neles integradas. Após esta fase, foi definida a melhor estratégia para a migração, tendo as aplicações sido divididas em grupos ou bundles. Foram então definidos vários eventos de migração a desenvolver ao longo de seis meses, com vista à total isenção de riscos para os clientes e a garantia do normal funcionamento da organização na gestão do negócio móvel.
Coordenado pela Direção de Engenharia e Operações Cloud da PT, este projeto envolveu várias equipas da empresa, designadamente das áreas de qualidade de serviço e operações, que foram críticas para o sucesso de um projeto com esta dimensão. Em conjunto, as equipas analisaram, desenharam e testaram medidas de contingência, escalando a migração aplicacional em função do maior ou menor impacto no cliente, nomeadamente ao nível do call center, das lojas e da área de selfcare.
O sucesso da migração dos dados móveis do edifício Marconi para o Data Center da PT na Covilhã resultou do know-how e experiência das equipas PT envolvidas, do seu parceiro EMC e da metodologia aplicada que, no seu conjunto, contribuíram para a mitigação do risco e a garantia de funcionamento do negócio always on. Tirando partido das infraestruturas e da capacidade técnica do Data Center da PT na Covilhã, um dos maiores e melhores do mundo, esta migração de dados permite à PT aumentar a qualidade do serviço prestado, garantindo aos clientes níveis máximos de segurança, eficiência e eficácia.