1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

ataque iphone

 

Recentemente começaram a surgir relatos de uma nova tentativa de golpe destinada aos utilizadores de equipamentos da Apple.

 

De acordo com o portal Metro, quando um utilizador acede a um site infetado utilizando um iPhone ou iPad o equipamento apresenta uma aparente mensagem de erro, informando que devido a uma falha no iOS o sistema encontra-se bloqueado, sendo necessário contactar um número de telefone para restaurar o acesso.

 

Esta mensagem permanece ativa no Safari e impede o acesso ás definições do mesmo. No entanto não se trata de um bloqueio efetivo do sistema. O golpe simula um bloqueio aparente do Safari, impedindo assim o acesso às normais áreas deste, como as configurações. Por este motivo alguns utilizadores podem ser tentados a acreditar tratar-se de uma mensagem do iOS.

 

Uma vez contactado o número de telefone indicado, o utilizador é obrigado ao pagamento de uma taxa de aproximadamente 50 dólares, para recuperar as informações do equipamento.

Porém, o processo para solucionar o problema é relativamente simples. Para tal bastará pressionar o botão Home do equipamento, ativando em seguida o Modo de Voo. Após isso, basta aceder novamente ao Safari e realizar a limpeza da cache e dos cookies.

 

O golpe aparenta ser destinado apenas a utilizados nos EUA e Reino Unido, no entanto pode afetar igualmente utilizadores em outros países que acedam aos sites infetados.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech