A Google revelou que, devido a uma forte tempestade que se fez sentir perto do datacenter da empresa na Bélgica, alguns dados dos servidores foram permanentemente eliminados.
Após o datacenter ter sido atingido quatro vezes pelos relâmpagos, vários dados presentes nos servidores foram afetados, incluindo danos permanentes em alguns discos rígidos, o que levou à consequente perda de ficheiros.
Segundo o relatório da Google sobre o incidente, apenas 0.000001% dos dados existentes sobre todo o datacenter terão sido afetados. Os problemas somente foram verificados sobre os dados dos discos rígidos permanentes, criados no serviço Google Compute Engine e localizados no datacenter “europe-west1-b”.
Apesar de o datacenter encontrar-se protegido contra este tipo de situações, os consecutivos impactos dos relâmpagos terão sido demasiado elevados para a proteção existente, originando as respetivas falhas de energia e perda de informações.
A empresa garante ainda que irá rever a situação, de forma a melhorar os sistemas de proteção contra este tipo de incidentes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!