1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Despedida por criticar a empresa no Facebook Facebook-9623

A notícia é do New York Times que conta a história de uma técnica de socorro de emergência norte-americana que foi despedida após ter criticado no Facebook o seu empregador, o American Medical Response of Connecticut. O caso já foi considerado ilegal pelo National Labor Relations Board norte-americano, numa ação que os advogados do direito do trabalho consideram ser única e revolucionária no que aos direitos dos trabalhadores e das suas presenças nas redes sociais diz respeito.

Esta é a primeira vez que o organismo norte-americano que vigia as relações laborais no país reage perante um caso onde um trabalhador critica nas redes sociais a empresa que o emprega. Para o organismo, as críticas que funcionários façam a superiores ou empresas nas redes sociais são uma atividade protegida e as empresas violam a lei se punirem os funcionários por essas ações.

A lei norte-americana tem aquilo que é conhecido como o National Labor Relations Act que dá o direito a formar sindicatos e a discutir as condições de trabalho. Seja no escritório ou numa rede social.

A empresa visada já reagiu dizendo que a empregada em questão foi despedida por uma combinação de comportamentos. E não, apenas, pelo que fez no Facebook.

O caso vai ser decidido na Justiça.


O que acha? O que diz no Facebook pode dar despedimento? Ou é um direito do trabalhador? As empresas não podem ser criticas publicamente?

Exame Informatica

DJPRMF

Mensagem Ter 9 Nov 2010 - 14:08 por DJPRMF (Conectado)

Já li algumas noticias de pessoas que foram despedidas ou viram os seus empregos em risco depois de utilizarem as redes sociais para criticar...
Pessoalmente acho isto completamente absurdo. Aqui se ve onde há liberdade de expressão (ou não...)

fox-rider

Mensagem Ter 9 Nov 2010 - 19:32 por fox-rider

Concordo plenamente, afinal vive-se num mundo onde a liberdade de expressão deve ser posta em prática.

Shaxine

Mensagem Ter 9 Nov 2010 - 20:41 por Shaxine

Não me parece fazer muito sentido, até porque não se pode garantir, nem viu pessoalmente a pessoa a fazer essa critica, quem lhe garante que foi mesmo ela?
Se for assim eu ao ter o Login de um conhecido no Facebook posso o meter no desemprego? :O

Até pode ter sido mesmo ela, mas penso que não deveria de ser tão relevante para meter alguém no desemprego.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech