Recentemente o Facebook esteve a ser alvo de novas críticas relacionadas com a privacidade dos utilizadores, após terem surgido rumores que a aplicação da rede social estaria a utilizar o microfone dos equipamentos móveis para gravar conversações e apresentar publicidade baseada nas mesmas.
Os relatos partiram de um artigo no portal The Independent, o qual citou um professor da Universidade de São Francisco, alegando que a aplicação da rede social estaria a apresentar anúncios publicitários estranhamente similares a tópicos que tinham sido falados perto do smartphone.
Devido à crescente propagação desta história, o Facebook emitiu agora um comunicado, alegando que a aplicação não utiliza o microfone para qualquer tipo de recolha relacionada com publicidade. Os anunciantes possuem diversas ferramentas para apresentarem os anúncios baseados nos interesses dos utilizadores, mas não sobre conteúdo áudio.
A aplicação do Facebook possui nas suas permissões, tanto para Android como iOS, o acesso ao microfone. No entanto esta seria somente utilizada para a gravação de conteúdos (como vídeos) diretamente pela aplicação.
A rede social não revela as ações que levam à ativação do microfone, algo que outras aplicações (como é o caso do Skype, que necessita obrigatoriamente deste acesso) tiveram de explicar detalhadamente esta utilização no passado.
Os utilizadores que pretendam, durante este período, remover as permissões de acesso ao microfone, podem-no fazer diretamente das definições do sistema, tanto no iOS como Android. No entanto note que certas funcionalidades da aplicação poderão deixar de funcionar corretamente sem este acesso.
Via Gizmodo
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