1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD RX 480

 

As novas placas gráficas RX 480 da AMD continuam a ser o centro das atenções esta semana. Depois de ter sido verificado que as gráficas violam o padrão do PCI-Express, ao consumirem mais energia que o estabelecido como máximo para o padrão, chega agora a indicação que os modelos de 4GB da placa podem ser convertidos para o modelo com 8GB.

A AMD disponibilizou oficialmente no mercado duas variações da RX 480, uma com 4GB de VRAM e outra com 8GB. No entanto, alguns utilizadores descobriram que é possível ativar módulos “escondidos” de memória na variação com 4GB, passando a mesma para o modelo com 8GB de VRAM.

 

Ao que tudo indica, a AMD terá fabricado em alguns locais sempre a mesma placa, para reduzir os custos de fabricar as duas variações diferentes. A alteração entre as diferentes versões seria posteriormente realizada por intermédio da VBIOS da placa, na qual o modelo de 4GB receberia um VBIOS modificado para desativar os módulos de VRAM desnecessários.

 

De acordo com o portal TechPowerUP, algumas entidades que receberam a placa de testes da empresa também receberam um VBIOS para alternarem entre a versão de 4GB e 8GB na mesma placa. A AMD confirmou posteriormente que esta funcionalidade apenas seria aplicada nas placas enviadas para testes, não nas placas vendidas ao público em geral. No entanto, a mesma fonte confirmou que diversas placas vendidas em lojas online podem ser modificadas para passarem dos 4 para 8GB de VRAM.

 

Alteração da VBIOS

 

Caso possua uma RX 480 e esteja a pensar alterar a VBIOS da placa para obter mais memória, tenha cuidado! Nem todas as placas possuem os módulos adicionais de VRAM, sendo que, caso aplique a modificação numa placa não suportada, ira danificar permanentemente a mesma. A única forma de confirmar se a placa possui ou não os módulos de VRAM necessários será identificado cada um na própria placa.

 

Via TechPowerUP

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech